Venda de veículos novos tem maior queda em quase três décadas
Balanço divulgado nesta quinta-feira pela Anfavea, a entidade que representa as montadoras, mostra que as vendas de veículos novos no país recuaram 26,6% em 2015, no maior tombo sofrido pelo setor em 28 anos.
No total, os brasileiros compraram 2,57 milhões de unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, um retrocesso de oito anos em termos de volume. Já o tombo de quase 27% foi o mais acentuado desde 1987, ano de recessão econômica e de queda de 33% do consumo de veículos.
Com o desempenho, o país, que até 2012 registrava nove anos ininterruptos de expansão nas vendas de automóveis, chegou ao terceiro ano consecutivo de retração, período em que o tamanho desse mercado encolheu em quase um terço - 32,4%, mais precisamente.
Só em dezembro, as vendas caíram 38,4% na comparação anual, para 227,8 mil veículos. Foi o menor volume para o mês desde dezembro de 2008, quando, no turbilhão da crise financeira internacional, os emplacamentos não chegaram a 200 mil unidades.
Só no segmento de automóveis de passeio e utilitários leves, como picapes, as vendas recuaram 25,6% durante todo o ano passado, somando 2,48 milhões de unidades.
Em um reflexo da menor atividade econômica, as entregas de caminhões caíram quase pela metade: 47,7%, para 71,7 mil. Já as vendas de ônibus cederam 38,9% em 2015, quando os licenciamentos de coletivos somaram 16,8 mil unidades.
Segundo o balanço da Anfavea, as importações responderam por 16,1% de todos os veículos comercializados no ano passado, abaixo dos 17,6% de 2014.
Emprego
Balanço da Anfavea mostra que os fabricantes de veículos e tratores agrícolas eliminaram 14.732 postos de trabalho no ano passado.
O resultado amplia para 29,8 mil trabalhadores o saldo das demissões acumulado desde novembro de 2013, quando a indústria automobilística iniciou o ciclo de ajuste de mão de obra devido à crise do mercado doméstico.
Só em dezembro, foram 1,4 mil cortes, fazendo com que o setor terminasse o ano com 129,8 mil pessoas empregadas, 10,2% a menos do que no fim de 2014.
Exportações
Numa recuperação após o tombo que, em 2014, levou os embarques de veículos ao menor patamar em 12 anos, as exportações das montadoras cresceram 24,8% em 2015, somando 417 mil veículos, entre automóveis, utilitários leves, caminhões e ônibus.
Dezembro, isoladamente, também foi um mês positivo, com alta de 97,2% na comparação anual e 46,2 mil veículos exportados.
O desempenho foi puxado pela retomada das vendas à Argentina, principal destino dos carros exportados no Brasil, combinada à maior demanda em mercados como México, África do Sul, Chile e Peru.
Em valores, a receita com exportações atingiu US$ 10,5 bilhões durante todo o ano passado, uma queda de 8,7%. A conta soma às exportações de automóveis os embarques pelas montadoras de autopeças e veículos desmontados, além de tratores agrícolas.
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