Dólar fecha em alta diante de derrocada dos preços do petróleo
O dólar fechou em leve alta frente ao real nesta segunda-feira. A valorização pode ser moderada, mas representa uma reviravolta em relação ao movimento de mais cedo, quando a moeda chegou a cair 0,91%.
A derrocada dos preços do petróleo, que caíram mais de 6% hoje e tocaram mínimas não vistas desde 2003, trouxe os compradores de dólares de volta ao mercado.
De forma geral, investidores seguem preocupados com o ritmo da economia global, diante de sinais conflitantes vindos da China, riscos de deflação no país asiático e na Europa, e fragilidade notória de alguns mercados emergentes.
A moeda da Rússia, o rublo, é uma das que mais sofre hoje, já que o país tem boa parte de suas receitas ligadas às exportações do petróleo. Mas o rand sul-africano lidera com folga as maiores quedas, em baixa de mais de 4% ante o dólar. A divisa ainda é pressionada por um desmonte de operações de arbitragem com taxa de juros ("carry trade") por parte de investidores japoneses. O rand chegou a desabar mais de 9% no ápice do desmonte dessas operações, na sessão asiática.
No fechamento, o dólar comercial subiu 0,27%, a R$ 4,0490. No mercado futuro, em que os negócios vão até as 18h, o dólar para fevereiro tinha alta de 0,69%, a R$ 4,0790.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.