IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vale, Usiminas e Petrobras sustentam ganhos da Bovespa no dia

15/02/2016 18h41


As ações ligadas a commodities deram o tom positivo da Bovespa nesta segunda-feira, acompanhando a recuperação dos preços no exterior. O volume financeiro foi baixo por causa do feriado do Dia do Presidente nos Estados Unidos, com muitos investidores estrangeiros ausentes do mercado. Não fosse o vencimento de opções sobre ações, que contou com exercício expressivo de opções de venda, o giro seria ainda menor.

Mesmo sem a referência de Wall Street, o clima nas demais bolsas globais foi tranquilo hoje. As bolsas europeias engataram forte recuperação, ajudadas pelas commodities e pelas declarações do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi. Segundo ele, o BCE "não irá hesitar em agir" em sua próxima reunião de política monetária, em março, se houver a percepção de que a turbulência nos mercados financeiros ou a queda nos preços do petróleo podem empurrar a inflação ainda mais para baixo.

No Japão, a bolsa de Tóquio subiu 7,16%, na maior alta desde setembro, refletindo o avanço dos mercados na sexta e a recuperação das commodities. O primeiro dia de pregão na China após uma semana fechada por causa do feriado prolongado de ano novo foi tranquilo, com a bolsa de Xangai encerrando em baixa de 0,63%. Dados negativos da economia não afetaram o comportamento dos mercados. As exportações chinesas caíram 11,2% em janeiro, acima os 2,4% esperados pelos economistas. No Japão, a produção industrial caiu 1,7% em dezembro, acima da previsão de queda de 1,4%.

O Ibovespa subiu 0,72%, para 40.092 pontos, com volume total de R$ 4,893 bilhões, sendo que R$ 2,339 bilhões corresponderam ao exercício de opções. Entre as principais ações, Vale PNA subiu 3,04%, seguida por Petrobras PN (1,57%) e Brasil Foods ON (0,90%), enquanto Itaú PN caiu 0,32% e Bradesco PN e Ambev ON terminaram estáveis.

O minério de ferro negociado no porto de Qingdao, na China, subiu 6% hoje, impulsionando os papéis das mineradoras e também de Bradespar PN (3,35%), que possui ações da Vale em sua carteira de investimentos.

No topo do índice terminaram Usiminas PNA (5,88%), Hering ON (4,75%) e CCR ON (3,71%). Na ponta negativa ficaram Ecorodovias ON (-7,36%), Smiles ON (-3,03%) e WEG ON (-2,29%). A Usiminas confirmou hoje que contratou o banco Credit Suisse para assessorar a siderúrgica na venda de sua unidade Usiminas Mecânica, que produz equipamentos industriais e pontos, entre outras grandes estruturas. A empresa busca vender ativos e levantar recursos em meio às dificuldades do setor siderúrgico.