Ibovespa sobe, com recuperação de ações como Oi, Gerdau e Vale

O Ibovespa abre em alta nesta sexta-feira e os principais ganhos do dia mostram um tom de recuperação. O índice subia 1,42% às 10h15, para 42.483 pontos.

Papéis que despencaram ontem sobem. Caso de Oi ON (7,97%), Gerdau Metalúrgica PN (5,21%), Gerdau (5,01%), Vale ON (3,81%) e Vale PNA (3,07%).

Petrobras também está entre os destaques de alta, impulsionada pelo petróleo. A PN ganha 3,68% e a ON avança 4,58%.

Os mercados acionários sobem com a recuperação dos preços do petróleo, o que acalma a tensão dos investidores. Os futuros do Brent sobem 2% e os do WTI avançam 1,5%.

Investidores dizem esperar que os ganhos do petróleo aliviem pressões sobre o setor da energia, a exposição dos bancos expostos e as economias dependentes da energia. Além disso, há expectativas de algum anúncio de estímulo ou ação conjunta do G-20 influenciem positivamente a cotação.

Em uma conferência de imprensa antes da reunião dos ministros das Finanças do G-20, o banqueiro central da China, Zhou Xiaochuan, procurou tranquilizar os parceiros comerciais da China ao dizer que Pequim não irá enfraquecer drasticamente a moeda chinesa e que tem ferramentas suficientes para apoiar a economia.

Na esfera política, a Polícia Federal realiza hoje buscas na Constran e na Odebrecht. A operação, batizada de "O Recebedor", mira empreiteiras e as obras envolvendo a Ferrovia Norte-Sul.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos