IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Movimento no comércio cai em janeiro, diz Boa Vista

29/02/2016 13h15

A piora no mercado de trabalho e o recuo no consumo das famílias fez o movimento do comércio piorar no início do ano, de acordo com dados da Boa Vista, empresa que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito. O volume de consultas dos lojistas ao cadastro da instituição caiu 1,4% em janeiro em relação a dezembro, na série com ajuste sazonal.

Na comparação com o mesmo período do ano anterior, a queda é mais acentuada (6,1%) e em 12 meses encerrados em janeiro a retração é de 3,4%.

Segundo a Boa Vista, janeiro marca um novo piso para a série do indicador, iniciada em 2010. "Janeiro continua a consolidar a tendência de queda mostrada pelo varejo, que desde julho de 2015 ano já se encontrava em território negativo", destaca nota divulgada pela instituição.

Além da piora nas condições de emprego e retração do consumo, a Boa Vista também aponta os juros altos e o aumento da inflação como fatores que continuam prejudicando a atividade no setor.

Os segmentos ligados à renda e ao crédito lideraram a queda no movimento do comércio, na comparação com janeiro de 2015. Móveis e eletrodomésticos caíram 12,5% neste período, acompanhados de tecidos, vestuário e calçados (-8,1%) e supermercado, alimentos e bebidas (-2,6%).

Em relação a dezembro, os grupos de vestuário e supermercados tiveram recuperação de 2,4% e 1%, respectivamente, na série com ajuste sazonal.

O segmento de combustíveis e lubrificantes também teve queda de 3,8% em relação a janeiro de 2015, mas alta de 0,2% sobre dezembro, com ajuste.