Bolsas

Câmbio

Produção industrial cai em 11 de 14 locais em fevereiro, mostra IBGE

A produção da indústria diminuiu em 11 de 14 locais pesquisados em fevereiro, na comparação com o mês anterior, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na média, a produção nacional recuou 2,5% no período.

A atividade em São Paulo, que responde por cerca de um terço do parque industrial do país, recuou 2,1%.

Em fevereiro, as maiores quedas regionais foram registradas em Bahia (-7,9%) e Amazonas (-4,7%). O primeiro local eliminou parte do avanço de 8,5% acumulado nos meses de dezembro de 2015 e janeiro de 2016 e o segundo completa nove meses consecutivos de taxas negativas, quando teve perda de 26,7%.

Outras localidades com queda na atividade mais forte do que o recuo na média nacional foram Região Nordeste (-3,6%), Santa Catarina (-3,3%) e Ceará (-2,8%).

Retrações expressivas também foram registradas em Pernambuco (-2,5%), Rio de Janeiro (-1,9%), Paraná (-1,6%), Rio Grande do Sul (-1,3%) e Minas Gerais (-0,7%).

Avanço no PA, ES e GO

Por outro lado, no campo positivo, ficaram as indústrias do Pará (6,2%), do Espírito Santo (5,3%) e de Goiás (4,1%).

O primeiro acumula expansão de 13,4% em dois meses consecutivos de crescimento na produção, o segundo elimina parte da perda de 20,5% registrada entre outubro de 2015 e janeiro de 2016, e o último voltou a crescer após decréscimo de 1,8% um mês antes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos