Bolsas

Câmbio

Dilma nomeia novos presidentes para Anac e Embratur

A presidente Dilma Rousseff nomeou José Ricardo Pataro Botelho de Queiroz como novo presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Já Marcos Antonio Moura Sales foi nomeado como novo presidente da Embratur - Instituto Brasileiro de Turismo.

Os decretos de nomeação foram publicados nesta quarta-feira, 13, no "Diário Oficial da União".

Segundo a publicação, o mandato de Queiroz à frente da Anac irá até 19 de março de 2020. Queiroz estava exercendo interinamente o cargo de presidente da agência desde o dia 21 de março, com a conclusão do mandato de Marcelo Guaranys.

À época da apreciação do nome de Queiroz pelo Senado, o agora presidente da Anac foi criticado pela Associação de Pilotos e Proprietário de Aeronaves pela formação mais voltada para a área de segurança, sem muita experiência em aviação civil.

De acordo com informações que constam no site da Anac, Queiroz é graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Ciências Criminais pela Universidade Jorge Amado e em gestão da segurança pública pela Academia Nacional de Polícia (2009).

Ontem, o ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência, Mauro Lopes, deu posse a três novos diretores da Anac. Assim, a agência voltou a ter quórum para realizar reuniões deliberativas de diretoria.

Embratur

O presidente anterior da Embratur, Vinícios Renê Lummertz Silva, era do PMDB de Santa Catarina e deixou o cargo na semana passada, depois que o partido rompeu oficialmente com o governo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos