IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsa de NY suspende negociação de ADRs da Eletrobras

18/05/2016 15h35

A Bolsa de Valores de Nova York (Nyse) informou nesta quarta-feira, em comunicado oficial, que suspendeu as negociações com os recibos de ação (ADRs) da Eletrobras e que iniciou o procedimento de deslistagem da companhia.

A interrupção vale tanto para os ADRs lastreados nas ações ordinárias, negociados sob a sigla EBR, quanto para os recibos com lastro nas ações preferenciais, com o tíquete EBR.B. A suspensão das negociações tem efeito imediato.

No comunicado, a Nyse ressalta que a decisão foi tomada porque a companhia está atrasada na entrega para a Securities and Exchange Commission (SEC), reguladora do mercado de capitais dos Estados Unidos, do relatório 20-F referente ao exercício de 2014, cujo prazo máximo para entrega era hoje.

A empresa também está com atraso na entrega do 20-F relativo a 2015, mas a Nyse cita no comunicado apenas o documento de 2014 como motivação para a decisão.

Na noite de ontem, terça-feira, a Eletrobras havia destacado, em aviso ao mercado, que não havia mais possibilidade de nova extensão do prazo para entrega do formulário de 2014, mas que continua trabalhando para entregar este e também o 20-F de 2015. A empresa também informou que irá apresentar os recursos cabíveis.

A estatal elétrica tem o direito de submeter um pedido de revisão da decisão para o comitê do conselho de administração da Nyse. A bolsa americana também irá comunicar a SEC sobre a deslistagem da empresa após a conclusão "de todos os procedimentos aplicáveis", incluindo "qualquer recurso feito pela companhia contra a determinação da equipe da Nyse", de acordo com o comunicado.

Recurso

A Eletrobras pretende recorrer amanhã contra a suspensão das negociações de suas ADRs, segundo o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho (PSB). Ele, no entanto, não detalhou para qual órgão será enviado o recurso.

"Amanhã ela [negociação de ADR] está suspensa. E aí a gente entra com recurso amanhã", disse rapidamente o ministro, ao chegar ao Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico, no Rio de Janeiro.