IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Aneel propõe alta média de 0,37% nas tarifas da CEB, do DF

09/08/2016 20h21

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs o aumento médio de 0,37% das tarifas da CEB Distribuição, controlada pelo governo do Distrito Federal. Se confirmado, o índice entrará em vigor em 22 de outubro pela quarta revisão tarifária periódica (4º ciclo).

O índice preliminar será discutido em audiência pública que será realizada entre 10 de agosto a 12 de setembro. O processo inclui a realização de uma reunião presencial aberta ao público em Brasília, no dia 25 deste mês.

Ao todo, a companhia atende a cerca de 1 milhão de unidades consumidoras do Distrito Federal.

Se confirmado a aprovação do índice preliminar, os consumidores industriais e de estabelecimentos comerciais de grande porte (alta tensão) terão o custo da energia elevado em 3,82%. Já os consumidores residenciais e de pequenos comércios (baixa tensão) ficariam com as contas de luz mais caras em 1,39%.

A cada processo de revisão tarifária periódica, a Aneel define novos limites dos indicadores de qualidade (DEC e FEC) para o ciclo de revisão que se inicia - em geral, com duração de quatro anos. Em ano de revisão periódica, as distribuidoras não têm reajuste anual.