IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Fitch rebaixa rating de debêntures da concessionária GRU Airport

26/08/2016 20h11

A agência de classificação de risco Fitch rebaixou os ratings da primeira e segunda emissões de debêntures da Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport) de "BBB(bra)" para "CCC(bra)".

O rebaixamento dos ratings reflete os possíveis efeitos para a concessão e, portanto, para a dívida analisada, decorrentes do não pagamento integral da outorga fixa no valor de aproximadamente R$ 1,1 bilhão, em julho. Até o momento, não há aprovação do poder concedente ou do órgão regulador para a solicitação da concessionária de postergação do pagamento.

O descumprimento da obrigação do contrato pode implicar penalidades, inclusive o cancelamento da concessão, e consequentemente, levar ao vencimento antecipado das debêntures.

Os rebaixamentos contemplam, ainda, o risco real de inadimplência do projeto perante suas obrigações a curto e médio prazos, incluindo o crescente serviço da dívida. A atual geração de caixa do projeto é insuficiente para honrar os pagamentos de outorga vencidos e a vencer, referentes aos anos de 2016 e 2017, e, na visão da Fitch, incompatível com suas obrigações de dívida, financeiras e de outorga.