Atividade da construção civil recua em setembro, aponta CNI

Os indicadores de nível de atividade da construção civil permaneceram em queda na passagem de agosto para setembro. Os dados são da Sondagem da Indústria da Construção Civil, divulgada nesta segunda-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

"O ritmo de queda da atividade e do emprego, que havia se tornado menos intenso no primeiro semestre, manteve-se inalterado no terceiro trimestre", analisou a CNI em nota.

O indicador relativo à atividade no setor foi de 41,5 pontos no último mês. Na pesquisa, os resultados variam de zero a cem pontos, sendo que resultados abaixo dos 50 pontos indicam retração da atividade em relação ao mês anterior.

A queda na atividade se acelerou levemente, já que esse índice foi de 41,8 pontos em agosto. No mesmo mês de 2015, o indicador foi de 35,9 pontos.

O indicador de número de empregados também variou pouco entre agosto e setembro, ao passar de 39,6 pontos para 39,7 pontos . Em setembro de 2015, o indicador foi de 35,2 pontos.

Já a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) foi de 57%, ante 56% em agosto. Em setembro do ano passado, esse percentual foi de 59%.

O índice de atividade em relação ao usual para o mês foi de 28,5 pontos em setembro deste ano, ante 27,7 pontos em agosto. Já em setembro de 2015, esse indicador foi de 27,1 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos