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Confiança do consumidor recua em novembro após seis altas seguidas

24/11/2016 08h25

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas (FGV) caiu 3,3 pontos, para 79,1 pontos em novembro, após seis altas consecutivas, influenciado pela queda das expectativas.

"Na falta de notícias positivas no front econômico e dada a contínua deterioração do mercado de trabalho, uma parcela dos consumidores brasileiros reduziu o otimismo em relação à perspectiva de melhora no horizonte de seis meses" afirma, em nota, Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da Sondagem do Consumidor.

Na comparação com novembro de 2015, o índice de confiança ainda tem alta, de 12,3 pontos.

De outubro para novembro, houve diminuição da satisfação dos consumidores com a situação presente e piora das expectativas para os meses seguintes. O Índice da Situação Atual (ISA) recuou 1,1 ponto, para 67,9 pontos, o menor desde julho passado (65,7 pontos), enquanto o Índice de Expectativas (IE) caiu 4,9 pontos, ficando em 87,7 e interrompendo uma sequência de seis avanços consecutivas.

O indicador que mede o grau de satisfação em relação à situação financeira das famílias caiu 1,2 ponto, para 62,4 pontos, retornando ao nível de setembro passado (62,2).

Entre os itens que integram o ICC, o indicador que mais influenciou a queda do índice em novembro é o que mede o otimismo em relação à situação econômica geral no futuro. Ele havia acumulado um avanço de 30,9 pontos entre junho e setembro e agora tem perda de 6,2 pontos no bimestre outubro-novembro, ficando em 108,1 pontos.

Comparando os resultados por faixas de renda, houve redução da confiança em todos os níveis. O recuo mais expressivo ocorreu no caso dos consumidores na faixa de renda familiar mensal entre R$ 2.100,00 e R$ 4.800,00.

A edição de novembro da sondagem do consumidor colheu informações de 1.968 domicílios entre os dias 1 e 21 de novembro.