Bolsas

Câmbio

Telebras fará audiência pública para vender capacidade em satélite

A Telebras marcou uma audiência pública para o dia 23 de fevereiro, às 10h, em Brasília, para tratar da comercialização de capacidade num satélite em banda ka. O objetivo da estatal é obter informações para selecionar empresas concessionárias, permissionárias ou autorizatárias de serviços de telecomunicações para firmar contrato de cessão de capacidade no satélite.


Será oferecida capacidade em banda ka no Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), um artefato dedicado às comunicações do governo brasileiro e integralmente controlado pelo Brasil. O projeto, que envolve investimentos de R$ 2,1 bilhões, é uma parceria entre os Ministérios da Defesa, e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.


A banda ka pode ser usada para conexão de banda larga com custos inferiores às outras bandas por satélite.


As empresas que operam satélites costumam comercializar capacidade e serviços nos artefatos muito antes do lançamento. Há casos em que o satélite vai ao espaço totalmente vendido.


O prazo de lançamento do satélite da Telebras é 21 de março. O equipamento foi recebido no fim do ano pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, e o presidente da Telebras, Antonio Loss, em Cannes, na França. No local fica a sede da Thales Alenia Space, fornecedora do satélite.


A programação do governo é que o equipamento chegue neste primeiro trimestre a Kourou, na Guiana Francesa, de onde será lançado.


O Edital da Audiência Pública pode ser acessado pelo site da Telebras (www.telebras.com.br ).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos