Produção e vendas de aço da Gerdau caem no quarto trimestre

A siderúrgica gaúcha Gerdau produziu 3,33 milhões de toneladas de aço bruto durante o quarto trimestre de 2016, um corte de 14,5% na comparação anual. Ao mesmo tempo, a empresa vendeu 3,8 milhões de toneladas, o que representou uma queda menor, de 2,3%.


De acordo com o relatório da administração que acompanha o balanço, divulgado nesta quarta-feira (22), grande parte da redução maior no nível produtivo se deveu à readequação dos níveis de estoques tanto no Brasil como na América do Norte. Além disso, os números do ano anterior ainda incluíam a área de aços especiais na Espanha e, por isso, já são estruturalmente mais baixos agora.


Entre outubro e dezembro, a empresa vendeu 877 mil toneladas de aço no Brasil, na verdade um aumento de 7,6% em comparação anual ? apesar de significar queda de 5,5% ante o terceiro trimestre. Além disso, a unidade Brasil exportou 659 mil toneladas no período, alta de 13,8% ante os mesmos meses de 2015 e de 19% sobre o trimestre imediatamente anterior.


Na divisão América do Norte, a Gerdau vendeu 1,43 milhão de toneladas de aço, uma queda de 0,3% sobre o quarto trimestre do ano anterior, mas aumento de 4,1% sobre os três meses até outubro do mesmo ano. Mas essa melhora foi causada, acrescentou a siderúrgica, por causa da base fraca de comparação do terceiro trimestre.


O balanço mostra ainda queda de 2,7% nas vendas da América do Sul, em comparação anual, para 535 mil toneladas. Frente ao terceiro trimestre, o avanço foi de 3,7%. Na unidade de Aços Especiais, houve diminuição de 27,8% e leve incremento de 0,5%, respectivamente, para 439 mil toneladas.


Minério a terceiros


A Gerdau vendeu 787 mil toneladas de minério de ferro a terceiros no quarto trimestre, um crescimento de 19,2% frente aos mesmos meses de 2015.


Já o volume destinado a uso próprio na usina de Ouro Branco, em Minas Gerais, totalizou 1,27 milhão de toneladas entre outubro e dezembro, corte de 13,3%.


Os resultados da área de mineração da Gerdau agora são agregados à unidade Brasil de siderurgia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos