Produção e vendas de aço da Gerdau caem no quarto trimestre
A siderúrgica gaúcha Gerdau produziu 3,33 milhões de toneladas de aço bruto durante o quarto trimestre de 2016, um corte de 14,5% na comparação anual. Ao mesmo tempo, a empresa vendeu 3,8 milhões de toneladas, o que representou uma queda menor, de 2,3%.
De acordo com o relatório da administração que acompanha o balanço, divulgado nesta quarta-feira (22), grande parte da redução maior no nível produtivo se deveu à readequação dos níveis de estoques tanto no Brasil como na América do Norte. Além disso, os números do ano anterior ainda incluíam a área de aços especiais na Espanha e, por isso, já são estruturalmente mais baixos agora.
Entre outubro e dezembro, a empresa vendeu 877 mil toneladas de aço no Brasil, na verdade um aumento de 7,6% em comparação anual ? apesar de significar queda de 5,5% ante o terceiro trimestre. Além disso, a unidade Brasil exportou 659 mil toneladas no período, alta de 13,8% ante os mesmos meses de 2015 e de 19% sobre o trimestre imediatamente anterior.
Na divisão América do Norte, a Gerdau vendeu 1,43 milhão de toneladas de aço, uma queda de 0,3% sobre o quarto trimestre do ano anterior, mas aumento de 4,1% sobre os três meses até outubro do mesmo ano. Mas essa melhora foi causada, acrescentou a siderúrgica, por causa da base fraca de comparação do terceiro trimestre.
O balanço mostra ainda queda de 2,7% nas vendas da América do Sul, em comparação anual, para 535 mil toneladas. Frente ao terceiro trimestre, o avanço foi de 3,7%. Na unidade de Aços Especiais, houve diminuição de 27,8% e leve incremento de 0,5%, respectivamente, para 439 mil toneladas.
Minério a terceiros
A Gerdau vendeu 787 mil toneladas de minério de ferro a terceiros no quarto trimestre, um crescimento de 19,2% frente aos mesmos meses de 2015.
Já o volume destinado a uso próprio na usina de Ouro Branco, em Minas Gerais, totalizou 1,27 milhão de toneladas entre outubro e dezembro, corte de 13,3%.
Os resultados da área de mineração da Gerdau agora são agregados à unidade Brasil de siderurgia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.