IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vale registra alta de 11% na produção de minério de ferro no 1º tri

20/04/2017 08h53

(Atualizada às 13h33) A Vale informou produção de minério de ferro de 86,2 milhões de toneladas no primeiro trimestre, alta de 11,2% na comparação anual. Segundo a companhia, o resultado é recorde para o período.


O Sistema Norte, que inclui as operações de Carajás, Serra Leste e S11D, registrou aumento de 11,1% na produção de minério de ferro para 36 milhões de toneladas. O resultado também é recorde para um primeiro trimestre.


A companhia atribuiu o crescimento ao avanço do desenvolvimento dos projetos de S11D e de Itabirito, no Sistema Sudeste.


No relatório, a mineradora afirmou que volumes "blendados" na Ásia totalizaram 12,4 milhões de toneladas no período, avanço de 90,7% em relação ao ano passado. A atividade de "blendagem" no exterior, mistura de minério de ferro de diferentes teores de pureza, permite, segundo a empresa, trazer mais flexibilidade a cadeia integrada.


A empresa manteve a projeção de produção da commodity para 2017 entre 360 milhões e 380 milhões de toneladas.


Pelotas


Em pelotas, a produção da Vale atingiu 12,422 milhões de toneladas no primeiro trimestre, 8,2% maior que em igual período do ano passado, quando a produção foi de 11,478 milhões de toneladas.


No entanto, em comparação com o quarto trimestre de 2016, houve queda de 1,6% na produção nos primeiros três meses deste ano.


No relatório, a Vale justificou o recuo na produção de pelotas devido a paradas programadas de manutenção em Tubarão 8, no Complexo de Tubarão no Espírito Santo e em Omã, na Península Arábica.


No caso do aumento na comparação anual, a Vale detalhou que a produção de pelotas nas plantas de Tubarão, compreendida pelas unidades Tubarão 3, 4, 5, 6, 7 e 8, atingiu 7,5 milhões de toneladas no primeiro trimestre deste ano, em linha com o quarto trimestre de 2016; mas 4,1% maior do que no primeiro trimestre do ano passado. Isto porque, segundo a mineradora, houve melhor performance operacional das plantas 3 a 7 no complexo.


Segundo a empresa, a planta de São Luís, no Maranhão, está sendo reativada e o início das operações está previsto para o primeiro semestre de 2018. Para isso, são necessárias a renovação de licença de operação, a revitalização da planta e a atualização da automação.


Níquel e cobre


A produção de níquel da mineradora no primeiro trimestre foi de 71,4 mil toneladas, uma queda de 14% em comparação ao quarto trimestre do ano passado, quando foram produzidas 83 mil toneladas. Em relação ao primeiro trimestre de 2016, houve recuo de 2,9%.


A queda se deu por conta de paradas de manutenção de operações da empresa na Indonésia e no Japão, bem como dificuldades operacionais na unidade da empresa na região de Thompson, no Canadá, diz a companhia no relatório.


Entretanto, a produção de níquel acabado da Vale Nova Caledônia (VNC), localizada na Oceania, atingiu o recorde de 10,2 mil toneladas no primeiro trimestre de 2017, 14,7% maior do que no quarto trimestre de 2016, e 6% superior ao do primeiro trimestre do ano passado


No relatório, a mineradora informou ainda que a produção de cobre nos primeiros três meses do ano foi de 109 mil toneladas, 11% abaixo das 122,5 mil toneladas produzidas no quarto trimestre de 2016. Na comparação com os três primeiros meses do ano passado, houve baixa de 2,6% na produção de cobre.


A Vale informou que as quedas foram influenciadas por menor produção na Bacia de Sudbury em Ontário, no Canadá.


Em contrapartida, a mineradora destacou que a produção de cobre contido no concentrado de Salobo em Marabá, no Pará, atingiu o recorde para um primeiro trimestre, com 42,6 mil toneladas, 3,6% maior do que no primeiro trimestre de 2016.


Carvão


Em carvão, houve alta de 170,4% na produção em Moçambique no primeiro trimestre, para 2,4 milhões de toneladas, na comparação anual.


O recorde trimestral do período foi motivado pelo avanço significativo da produção no país africano, que se tornou a única operação da commodity da Vale, após a companhia decidir vender as operações australianas de Carborough Downs, em novembro de 2016.


Incluindo as operações descontinuadas na comparação do ano passado, o avanço na produção de carvão foi de 46,4%.


Por tipo, a Vale informou produção de 1,6 milhão de toneladas de carvão metalúrgico e 800 toneladas de carvão térmico de janeiro a março.