Belo Monte amplia capacidade e já é a terceira maior usina do país
A Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará, recebeu nesta semana autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o início da geração comercial da sexta turbina da casa de força principal da usina. Com isso, Belo Monte passa a ocupar a posição de terceira maior usina do país.
De acordo com a Norte Energia, com o início de operação da sexta unidade geradora de Belo Monte, de 611,1 megawatts (MW), a capacidade instalada atual da hidrelétrica alcançou 3,9 mil MW, superando a usina de Jirau, no rio Madeira (RO), de 3,75 mil MW, e ficando atrás apenas de Tucuruí (PA), de 8,37 mil MW, e Itaipu, na fronteira com o Paraguai, de 14 mil MW.
Quando estiver concluída, Belo Monte terá 11,233 mil MW de capacidade, dos quais 11 mil MW provenientes da casa de força principal e 233,1 MW da casa de força complementar, em Pimental.
Segundo a Norte Energia, Belo Monte produzirá energia suficiente para atender 60 milhões de pessoas. A maior parte da energia de Belo Monte (70%) já foi comercializada em 2010, por meio de leilão, para 17 Estados brasileiros. O restante está disponível para o mercado livre e para empresas autoprodutoras acionistas do empreendimento.
A Norte Energia é formada por Eletronorte (19,98%), Eletrobras (15%), Chesf (15%), Petros (10%), Funcef (10%), Neoenergia (10%), Amazônia (joint venture entre Cemig e Light, com 9,77%), Aliança Norte Energia (9%), Sinobras (1%) e J. Malucelli Energia (0,25%).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.