Senado aprova parte da minirreforma regulatória do BC
O Senado aprovou, nesta quarta-feira (16), em votação simbólica, o texto proveniente da Medida Provisória (MP) 775, que muda as regras de garantias em operações financeiras. A proposta, que segue para sanção presidencial, obriga o registro de bens constituídos em todas as operações realizadas no mercado financeiro (bancário, interbancário e acionário) com o objetivo de baratear o crédito - parte da minirreforma regulatória do Banco Central.
A MP determina que o registro ocorrerá nas entidades depositárias dos ativos negociados. Isso exigirá, por exemplo, o registro no Departamento de Trânsito (Detran) de que um carro está como garantia ao pagamento de uma dívida ou empréstimo.
Antes de votar, contudo, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), reclamou da chegada das MPs à Casa com prazo exíguo para análise. A 775, votada ontem na Câmara, perderia seus efeitos na sexta-feira (18) se não fosse aprovada. "A partir de hoje, dia 16, as medidas provisórias que estão em andamento, eu ainda vou aceitar [com prazo curto]. As que forem emitidas a partir de agora, eu terei prazo mínimo de 15 dias para que essas matérias tramitem", anunciou Eunício Oliveira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.