Cade abre investigação de cartel no segmento de filtros automotivos
A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu nesta quinta-feira (17) processo administrativo para investigar a prática de cartel no mercado de filtros automotivos. Segundo a autarquia, suposta conduta anticompetitiva teria sido praticada no Brasil voltada ao mercado independente nacional de reposição.
As empresas investigadas são Affinia Automotive, Mahle Metal Leve, Mann + Hummel Brasil, Robert Bosch, Sofape Fabricante de Filtros e Sogefi Filtration do Brasil.
"De acordo com a nota técnica de instauração do processo administrativo, há evidências de que essas empresas estabeleceram acordos para fixar preços, combinar estratégias uniformes e coordenadas de reajustes de preços (percentual, momento e justificativa), alinhar termos de pagamento oferecidos a clientes, e também para evitar a concessão de descontos", afirma o Cade em comunicado.
Segundo a superintendência, estariam envolvidas, pelo menos, 41 pessoas físicas ligadas às empresas, e as práticas teriam sido implementadas entre 2004 e maio de 2012.
Em comunicado, a Mahle afirmou que cooperará com as autoridades para esclarecer os fatos.
No fim de junho, a superintendência do Cade havia aberto outro processo administrativo para investigar um cartel no setor de válvulas para motor no Brasil e Argentina. A Mahle também estava entre as citadas, juntamente com Basso, TRW Automotive e Valbras Indústria Comércio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.