IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Temer transforma liberação de recurso em ato para rebater tucano

17/08/2017 13h36

O presidente Michel Temer (PMDB) fez questão de incluir entre seus compromissos desta quinta-feira (17) a participação em ato de assinatura de liberação de quase R$ 25 milhões para a defesa civil de Maceió para obras de contenção de encostas e barreiras após fortes chuvas atingirem a região em maio deste ano.


O gesto político de Temer, mera assinatura de autorização para liberação de recursos, ocorre depois de o presidente cancelar compromisso em São Paulo na manhã desta quinta-feira e quase um mês após o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), fazer críticas ao governo federal e à burocracia para liberação de recursos para a região.


A cerimônia, de caráter restrito na Base Aérea de Brasília, não tinha sido informada anteriormente pela assessoria da Presidência, mas desde a quarta-feira (16) o prefeito Rui Palmeira está em Brasília em função desse compromisso, que também foi amplamente anunciado pelos ministros da Integração Nacional, Helder Barbalho, e dos Transportes, Mauricio Quintella Lessa, deputado licenciado eleito por Alagoas.


Após sucessivas queixas diante das dificuldades em obter auxílio para reparar os graves estragos ocorridos na região de Alagoas por causa das chuvas em maio, o prefeito de Maceió elevou o tom de seu discurso no dia 21 de julho, classificando a burocracia governamental como "idiota" e acusando o governo federal de "omissão".


Ao tornar suas queixas públicas, houve críticas até ao sobrevoo que Temer fez, acompanhado dos ministros alagoanos do PMDB que disputam o eleitorado com o prefeito do PSDB e o governador do Estado, Renan Filho (PMDB).


No dia 28 de maio, Temer cancelou compromissos que tinha programados para o domingo em Brasília e embarcou para Alagoas, acompanhado dos ministros Quintella e Marx Beltrão, do Turismo, além de Helder Barbalho. O prefeito de Maceió denominou a iniciativa, meses depois, como "teatro".