IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Acordo de livre comércio entre Mercosul e Egito entra em vigor

01/09/2017 16h24

O acordo de livre comércio entre o Mercosul e o Egito entrou em vigor nesta sexta-feira (1º), informou o Ministério das Relações Exteriores por meio de nota.Segundo o comunicado, o decreto de promulgação será encaminhado à Casa Civil para assinatura do presidente da República.


"Com a sua entrada em vigor, o Mercosul e o Brasil garantem seu acesso facilitado a um mercado de 100 milhões de consumidores. O acordo cria novas oportunidades para exportações brasileiras de produtos como frango, café solúvel, papel, automóveis e autopeças, entre outros", destaca a nota do Itamaraty.


Ainda segundo a pasta, o acordo prevê a eliminação imediata das tarifas de importação para 26% do universo tarifário do Mercosul e 31% do universo tarifário do Egito. Após dez anos, 99% do universo tarifário do Mercosul e 97% do universo tarifário egípcio estarão totalmente desgravados.


As exportações brasileiras para o Egito totalizaram US$ 1,77 bilhão no ano passado, e os principais produtos embarcados foram carne bovina, açúcar, milho, minério de ferro e frangos. Já as importações brasileiras do Egito somaram US$ 94 milhões em 2016. Os destaques foram fertilizantes, nafta e azeitonas.