Maia divulga pauta da próxima semana sem MP da leniência dos bancos
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), confirmou a intenção de deixar a Medida Provisória (MP) 784 perder a validade. Ele não incluiu a proposta, que institui os acordos de leniência com o Banco Central (BC) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na pauta prevista para a próxima semana.
A MP perde a validade se não for votada na Câmara e no Senado até quinta-feira (19). Maia pretendia votar o projeto em plenário na terça-feira passada (10), antes do feriado, mas o próprio governo obstruiu a pauta e derrubou a votação, dizendo que a prioridade era permitir a leitura do parecer do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sobre a denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB).
Maia fez duras críticas à manobra e afirmou que não pautará nenhuma medida provisória enquanto não for aprovada a proposta de emenda à Constituição (PEC) que regulamenta a tramitação das MPs. Além disso, ameaçou devolver as MPs que não tiverem, na sua opinião, relevância e urgência ? inclusive o pacote de projetos do ajuste fiscal de 2018.
Cumprindo a promessa, o presidente da Câmara deixou de fora a MP 784 da pauta e não marcou sessão para a noite de segunda-feira para votar a medida, como defendia o governo ? embora os próprios articuladores do presidente Michel Temer no Congresso reconhecessem que era mais do que improvável conseguir quórum para votar o projeto neste dia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.