IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Empresas criam plataforma conjunta para compensar emissão de carbono

18/10/2017 21h51

A Natura e o Itaú Unibanco criaram uma plataforma conjunta para compensar as emissões de gases de efeito estufa e diminuir o impacto de suas cadeias produtivas nas mudanças climáticas. As empresas querem adquirir o equivalente a 500 mil toneladas de dióxido de carbono reduzidas para compensar as emissões dos últimos anos.


Estão sendo selecionados projetos nas áreas de energia, agricultura, floresta e tratamento de resíduos até 24 de outubro. O edital, chamado de "Compromisso com o Clima", já tem pouco mais de 100 projetos cadastrados, em 23 Estados. A inscrição é gratuita e pode ser feita pela plataforma Ekos Social.


"Questões climáticas devem estar sempre na pauta, ainda mais em momentos de furacões e em que principal potência econômica mundial [os EUA] abandonou o Acordo de Paris. Há dez anos, a companhia vem reduzindo suas emissões", disse João Paulo Ferreira, presidente da Natura, em evento que promoveu a parceria com o Itaú.


De acordo com Denise Hills, superintendente de sustentabilidade e negócios inclusivos do Itaú Unibanco, as empresas passaram dois anos conversando sobre o assunto. O objetivo da iniciativa é democratizar o acesso dos pequenos projetos às iniciativas de compensação.


No setor financeiro, Hills afirmou que já existe a preocupação dos agentes em financiar projetos com impacto socioambiental positivo. "Os consumidores já estão ficando mais atentos aos impactos causados pelas empresas ao meio ambiente."


Andrea Alvares, vice-presidente de marketing, inovação e sustentabilidade da Natura, ressaltou que a fabricante conseguiu reduzir em um terço as emissões relativas a gases de efeito estufa na atmosfera entre 2007 e 2013. Atualmente, a meta é diminuir em 33% as emissões até 2020, tendo como base o ano de 2012.


"Todos os produtos formulados na empresa têm calculados seus impactos em emissão de carbono. A Natura foi pioneira no setor de cosméticos a adotar os refis para os produtos de uso diário no país. A linha Sou, por exemplo, usa 70% menos plástico que as embalagens convencionais", disse a vice-presidente.


O objetivo da fabricante para 2018 é que um terço das embalagens de vidro utilizadas nos itens de perfumaria sejam reciclados. Nos últimos anos, a marca compensou 2,8 milhões de toneladas de dióxido de carbono.