Bolsas

Câmbio

Tráfego aéreo cresce 7,9% em outubro no Brasil, aponta Abear

A demanda pelo transporte aéreo doméstico no Brasil, medida em passageiros-quilômetros transportados (RPK, na sigla em Inglês), cresceu 7,92% em outubro na comparação anual, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que representa Gol, Latam, Azul e Avianca. É o oitavo mês seguido de crescimento do tráfego.


Foram realizadas 7,8 milhões de viagens no mês, um crescimento de 8,06% ? equivalente a aproximadamente 580 mil passageiros a mais em outubro.


Na mesma base de comparação, a oferta, apurada em assentos-quilômetros disponíveis (ASK) avançou 2,66%, enquanto a taxa de ocupação subiu 4 pontos percentuais, para 83,40%.


No acumulado dos primeiros 10 meses do ano, a demanda apurada pela Abear acumula crescimento de 3,03%, para uma oferta em expansão de 1,31%, comparando os números com os de igual período de 2016.


O fator de aproveitamento ficou em 81,29%, aumento de 1,35 ponto percentual na comparação com igual período do ano anterior.


As quatro aéreas associadas à Abear transportaram 74,2 milhões de passageiros entre janeiro e outubro de 2017, crescimento de 2,31% ante o mesmo intervalo de 2016.


Os dados da Abear diferem marginalmente dos números também divulgados hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que reportou aumento de 7,8% para a demanda em outubro de 2017. Isso porque a agência compila dados de outras empresas menores, além das quatro grandes Gol, Latam, Azul e Avianca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos