Bolsas

Câmbio

Locamerica e Unidas concluem combinação de negócios

A Locamerica, segunda maior locadora de automóveis do país, informou nesta segunda-feira (12) a conclusão da combinação de negócios da empresa com a Unidas, no âmbito do acordo de investimento celebrado em 27 de dezembro de 2017.

O acordo envolvea Fitpart Capital Partners eos acionistas da Unidas (Vinci Capital Partners II Fundo de Investimento em Participações, Kinea I Private Equity Fundo de Investimento em Participações, Kinea Co-Investimento II Fundo de Investimento em Participações, GIF IV Fundo de Investimento em Participações - Gávea, Principal e Enterprise Holdings Brazil).

Segundo os termos e condições do acordo de investimento, os acionistas de cada uma das companhias aprovaram, em assembleias gerais extraordinárias realizadas em 9 de março de 2018, a incorporação, pela Locamerica, da totalidade das ações de emissão da Unidas que não são de titularidade da Locamerica ? papéis de titularidade da Principal, da Enterprise Holdings Brazil e de investidores à data da incorporação.

A Locamerica informa que houve a consequente emissão de 34,39 milhões de novas ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal ("Incorporação de Ações").

Ainda conforme a operação, a Locamerica adquiriu 21,989 milhões de ações de emissão da Unidas, representativas de 40,3% do seu capital social.

Também nos termos do Acordo de Investimento, os pagamentos devidos à principal estão em processo de liquidação e serão finalizados até hoje, dia 12.

Devido à consumação da operação, duas das acionistas ingressantes na Locamerica ? a Principal e a Enterprise Holdings Brazil ? passaram a deter, em conjunto, participação de 24,8% do capital social total da Locamerica, incluindo as ações em tesouraria.

Tais acionistas passaram, desta forma, a integrar o bloco de controle da Locamerica, composto por Luis Fernando Porto, Sergio Resende e RCC Participações Ltda, mediante o ingresso, nesta data, no Acordo de Acionistas da Locamerica devidamente arquivado na sede social, com direitos políticos e econômicos similares aos demais co-controladores.

A Unidas preservou personalidade jurídica e patrimônio próprios, inexistindo sucessão legal.

A Locamerica informou que Conforme anteriormente divulgado, os acionistas titulares de ações da Locamerica na data de comunicação do Fato Relevante que divulgou a operação (27 de dezembro de 2017), que dissentirem da Incorporação de Ações, terão direito de se retirarem da Locamerica mediante o reembolso de suas ações, pelo valor de R$ 5,59, de acordo com o valor do patrimônio líquido da ação calculado com base nas demonstrações financeiras da Locamerica referentes ao exercício social findo em 30 de setembro de 2017.

"A combinação dos negócios de ambas as companhias favorecerá um ambiente de convergência, facilitando a consolidação e confluência na oferta de serviços de locação de veículos, bem como a consequente otimização de custos administrativos e operacionais e a padronização das operações da Locamerica e da Unidas", disse a Locamerica em comunicado divulgado em conjunto com a Unidas.

"Ademais, a Operação vem concretizar a possibilidade de a Locamerica reforçar seu posicionamento em um mercado-chave e melhorar seu perfil de crescimento e rentabilidade, unindo as operações de duas das maiores prestadoras de serviços de locação de veículos do país", informou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos