IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Aloysio Nunes defende solução política para conflito na Síria

14/04/2018 17h45

O chanceler brasileiro, Aloysio Nunes, disse na manhã deste sábado que defende uma solução política para resolver o conflito na Síria e afirmou estar "muito preocupado" com os bombardeios feitos ontem ao país pelos Estados Unidos e seus aliados.

Ele também disse que o governo brasileiro se preocupa igualmente com as "graves denúncias" de uso de armas químicas pelo regime do ditador sírio Bashar al-Assad. "Estamos muito preocupados com o aumento das ações militares na Síria, assim como já estávamos, reitero, muito preocupados com as graves denúncias de ataques químicos", disse o ministro.

Ele disse ainda que o governo aguarda a conclusão célere das investigações no âmbito da Opaq, para que se possa punir os responsáveis. O chanceler afirmou que o governo brasileiro defende uma "solução política" para o conflito. "O Brasil defende uma solução política negociada pelos sírios que preserve a unidade territorial do país", acrescentou.

Aloysio Nunes disse ainda que entrou em contato com o encarregado de negócios do Brasil em Damasco assim que soube dos ataques, e que não há brasileiros feridos.