Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Fazenda confirma Mansueto para o cargo de secretário do Tesouro

16/04/2018 10h09

O Ministério da Fazenda confirmou a indicação do economista Mansueto de Almeida para o cargo de secretário do Tesouro Nacional, conforme antecipado pelo Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor, e publicado na edição desta segunda-feira no Valor.Ele é o atual secretário de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria (Sefel) da pasta.

De acordo com a Fazenda, após a mudança, a Sefel passará a ser comandada pelo economista Alexandre Manoel Angelo da Silva, atual subsecretário de Governança Fiscal e Regulação de Loteria da secretaria.

O ministério também informou que Ariosto Antunes Culau foi indicado para o cargo de secretário-executivo-adjunto.

As mudanças são anunciadas depois que Henrique Meirelles foi substituído por Eduardo Guardia no cargo de ministro da Fazenda. O novo titular da equipe econômica escolheu Ana Paula Vescovi, secretária do Tesouro, para ser secretária-executiva do Ministério.

Currículos

Mansueto é formado em Economia pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). É técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e já foi coordenador-geral de Política Monetária e Financeira na Secretaria de Política Econômica no Ministério da Fazenda (1995-1997) e assessor da Comissão de Desenvolvimento Regional e de Turismo do Senado Federal (2005-2006). De 2014 a 2016, foi consultor privado e retornou ao serviço público em 2016.

Angelo é formado em Economia pela Universidade Federal de Alagoas, mestre pela Escola de Pós Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV) e doutor pela Universidade de Brasília (UnB). É técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e já ocupou os cargos de subsecretário de Governança Fiscal e Regulação de Loteria (2016-2018) na Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria (Sefel), coordenador-geral de política fiscal (2003-2004; 2007-2008) na Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda e secretário municipal de projetos estratégicos (2013-2016) na Prefeitura de Maceió.

Culau, por sua vez, é formado em Economia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, com especialização em Políticas Públicas e Governo (UFRJ) e mestrado em Gestão Governamental (EBAPE/FGV). É analista de Planejamento e Orçamento, tendo exercido cargos como diretor de Programas Econômicos, secretário adjunto e secretário de Orçamento Federal no Ministério do Planejamento. Na esfera estadual, foi superintendente do Tesouro do Estado de Goiás e secretário de Planejamento do governo do Rio Grande do Sul. No Ministério da Fazenda, foi coordenador-geral do gabinete do ministro, subsecretário para Assuntos Econômicos da Secretaria Executiva e, atualmente, ocupa a chefia de gabinete do ministro.