Expectativa do consumidor melhora entre março e abril, aponta CNI
O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) subiu 0,3% entre março e abril, informou nesta quarta-feira a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Já na comparação com o mesmo mês de 2017, o Inec caiu 1,2%. Uma alta no indicador reflete uma queda na preocupação do consumidor, e vice-versa.
O índice é calculado a partir de seis componentes de expectativa: inflação, emprego, situação financeira, endividamento, renda pessoal e compra de produtos de alto valor. Três registraram queda no período: o de compra de produtos de maior valor, o de endividamento e o de situação financeira.
A expectativa de renda pessoal foi a que teve a maior alta. O indicador subiu 2,7% em relação ao mês anterior. Agora ele está 1,4% menor do que em abril de 2017.Em seguidam vem o de inflação, que subiu 2,6% na mesma comparação e está 1,6% menor do que o nível apurado no mesmo mês do ano passado.Em terceiro lugar vem o indicador de desemprego, com alta de 2,5% frente a março e elevação de 0,8% ante abril de 2017.
Já o indicador de endividamento caiu 3,4% ante fevereiro e 7% na comparação com o mesmo mês do ano passado.O indicador de situação financeira, por sua vez, retrocedeu 0,8% ante março e 1% na comparação com o quarto mês de 2017. A expectativa quanto à compra de bens de maior valor recuou 0,4% ante março, mas ainda está 1,6% maior do que em igual período do ano passado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.