Lula e Marina são os que chegam mais perto de Bolsonaro no 2º turno
A pesquisa XP sobre a eleição presidencial de outubro testou seis cenários de segundo turno. O pré-candidato do PSL, deputado Jair Bolsonaro, lidera em todos os quatro casos em que é mencionado.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ex-ministra Marina Silva (Rede) são os oponentes que chegam mais perto de Bolsonaro.
Lula aparece em empate técnico com o candidato do PSL. Em eventual segundo turno entre os dois, Bolsonaro teria 37%, e o petista, 35%. Brancos, nulos e indecisos somariam 25%. Lula está preso e, por lei, potencialmente inelegível. Mesmo assim, é oficialmente o pré-candidato do PT à Presidência.
Se o segundo turno ficasse entre Bolsonaro e Marina, o deputado teria 36% e, a ex-ministra, 31%. Brancos, nulos e indecisos atingiriam 31%.
No cenário em que Bolsonaro e Alckmin se enfrentam, o candidato do PSL teria 34% contra 29% do tucano - com 34% de brancos, nulos e indecisos.
Quando a disputa é entre Bolsonaro e Ciro, o deputado tem 37% e, o pedetista, 29%. Brancos, nulos e indecisos ficariam em 30%.
Sem Bolsonaro
A XP testou dois cenários de segundo turno sem Bolsonaro - pouco prováveis na conjuntura eleitoral de hoje.
No primeiro, Alckmin enfrentaria o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT). O tucano venceria com 30%, contra 16% do petista. Os brancos, nulos e indecisos, porém, chegariam a 48%. Haddad é considerado plano B do PT a Lula.
Quando a simulação é entre Alckmin e Ciro, o tucano teria 31%, e o pedetista, 27%. Brancos, nulos e indecisos ficariam em 39%.
A pesquisa fez entrevistas entre 15 e 18 de maio e entre 21 e 23 de maio. Foram ouvidas 2 mil pessoas. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais.
O levantamento foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09600/2018 e BR-05699/2018.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.