Os serviços normalmente feitos em agências do INSS são: prova de vida (para aposentados), entrega de documentos, perícia médica e esclarecimento de dúvidas sobre aposentadoria e outros benefícios, como auxílio-doença e pensão.
Desde 2017, a Previdência tem investido na simplificação dos serviços por meios remotos —o que, segundo o órgão, evitaria as filas. Atualmente, quase todos os serviços do INSS podem ser agendados pelo telefone 135 ou pela ferramenta online Meu INSS (pelo site ou aplicativo, disponível para Android ou iOS).
Além dos exames para concessão de benefícios, o objetivo é que as agências virem apenas um ponto de atendimento para quem não tem acesso à internet e local para receber documentos.
O restante dos atendimentos, como agendamento da revisão de benefícios, checar a situação do segurado ou calcular o tempo de aposentadoria, podem ser feitos remotamente. Mas esta não é a experiência de muitos cidadãos.
Não funciona, reclamam pessoas na fila
"Eu só preciso agendar o meu atendimento. Não quero nem fazer hoje", disse a secretária executiva Marisa D., que esperava havia 20 minutos na fila da agência no Anhangabaú. Ali ficaria pelo menos mais 1h. Ela disse que tentou fazer o agendamento tanto pelo telefone quanto pela internet, como indica o INSS, mas sem sucesso.
Como Marisa, diversos segurados afirmaram à reportagem que não conseguiram ter acesso às informações necessárias por telefone ou pelo site.
Na mesma fila, Nestor Antônio queria checar o tempo exato que ficou sem contribuir, mas disse que não conseguiu fazer isto pelo site.
Eu coloquei meu CPF e minha data de nascimento, e eles diziam que estava errado. Mas eu sei que meu CPF e minha data de nascimento estavam certos
Nestor Antônio
"Minha mãe passou pela mesma coisa", disse Vanessa Gabriela, amiga de Marisa, quando as duas saíram da agência.
Ela já é uma senhora de idade, mas teve que pegar fila com todos os outros porque não conseguiam encontrar os dados dela
Vanessa Gabriela