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Quase todos os serviços do INSS podem ser acessados por telefone e internet

Do UOL, em São Paulo

10/07/2019 04h00

A partir de hoje, 90 dos 96 serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) poderão ser feitos sem sair de casa, por meio do aplicativo e do site Meu INSS, ou pelo telefone 135, segundo o instituto.

Com os serviços automatizados, não será preciso falar com um atendente, na maioria dos casos. O objetivo é agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera, segundo o INSS. Cerca de 670 mil atendimentos por mês que antes eram feitos presencialmente poderão ser realizados pela internet ou por telefone.

Apenas 6 serviços do INSS continuam sendo feitos apenas presencialmente:

  • Perícia médica
  • Avaliação social
  • Vista ou carga de processos (consultas ao processo)
  • Realização de prova de vida
  • Devolução de documentos
  • Outros cumprimentos de exigências

"Esses seis que restam são os serviços em que é muito importante a presença do cidadão. Não é possível digitalizar uma perícia médica, por exemplo", disse Castro Júnior, diretor de Atendimento do INSS.

Benefício pode sair em poucas horas, diz diretor

Alguns benefícios --como a aposentadoria-- podem ser liberados poucas horas após o trabalhador dar entrada no pedido, se todos os dados estiverem no sistema, afirmou o diretor de Atendimento do INSS.

"A concessão automática de benefícios também já é uma realidade no INSS. 80% dos pedidos de aposentadorias por tempo de contribuição, por exemplo, são feitos pelo Meu INSS, automaticamente, possibilitando resposta ao segurado em até 24h", afirmou em junho o presidente do INSS, Renato Vieira.

Tempo de espera ainda é alto

No mês passado, o tempo médio de espera no INSS foi de 116 dias, segundo Castro Júnior. Por lei, o instituto tem até 45 dias como limite para dar a resposta. Esse tempo é contado desde a entrada com o pedido até o primeiro pagamento.

Apesar disso, o diretor afirma que a média caiu em relação ao mês anterior, quando foi de 140 dias, e que o trabalho é para "trazer tudo para a normalidade" até o final deste ano, inclusive com o aumento da automatização dos processos.

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