IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Todos a Bordo

Vídeo mostra momento da queda de avião acrobático da Red Bull que matou 3

Vinícius Casagrande

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/01/2020 14h59

Resumo da notícia

  • Acidente aconteceu quando piloto fazia manobras de treinamento para um show na Guatemala
  • Além do piloto, duas mulheres que estavam no solo morreram
  • Piloto era comandante de Boeing 787 e trabalhava há quase 35 anos na American Airlines
  • Com o acidente, apresentação que aconteceria no final de semana foi cancelada

Vídeos publicados em redes sociais mostram o momento exato da queda de um avião de acrobacia da equipe Red Bull. O acidente ocorreu na Guatemala na última sexta-feira (24), com três vítimas fatais: o piloto norte-americano Steve Andelin e duas mulheres que estavam em solo.

A queda do avião aconteceu durante manobras de treinamento para um show aéreo que aconteceria no final de semana. A apresentação foi cancelada por conta do acidente.

Além de piloto de acrobacia, Steve Andelin também era comandante de Boeing 787 na American Airlines, onde trabalhava há quase 35 anos, segundo informações de seu LinkedIn pessoal.

No momento do acidente, Andelin pilotava um avião Zivko Edge 540T que participava da Red Bull Air Race. O piloto fazia parte do time Chambliss.

"Estamos profundamente chocados e estendemos nossas mais profundas condolências às famílias envolvidas neste trágico acidente", afirmou o time em uma rede social.

Avião mergulhou no solo

O acidente aconteceu enquanto o piloto fazia treinamentos para manobras de mergulho. Na manobra, o avião ganha altura em um voo vertical, gira em parafuso e inicia um mergulho em direção ao solo.

Ao ganhar velocidade na queda, o piloto inicia a recuperação do voo a baixa altura, dando um rasante próximo à área onde o publico assiste à apresentação. Andelin já havia feito pelo menos uma manobra com sucesso, como mostra o vídeo.

Na última tentativa, porém, o piloto não conseguiu recuperar o voo a tempo, e o Zivko Edge 540T bateu de barriga no chão. Com a alta velocidade, o avião ainda se arrasta pelo campo, atinge algumas barracas instaladas no local e vai parar no meio do rio.

Embora os voos acrobáticos sejam feitos por pilotos experientes, acidentes graves em apresentações desse tipo não são raros. Veja outros casos no vídeo abaixo:

5 vezes em que shows aéreos acabaram em acidentes

UOL Notícias