Quando perder o Air Force One, Trump terá frota particular de aviões
Quando deixar o cargo de presidente dos Estados Unidos em 20 de janeiro, Donald Trump também perderá o direito de usar o Air Force One. O Boeing 747 que serve à Presidência norte-americana é um dos aviões mais sofisticados e seguros do mundo. Nem por isso Trump deixará de viajar com todo o luxo. Quando se tornar ex-presidente dos Estados Unidos, Trump continuará desfrutando de sua frota particular.
São dois jatos executivos e três helicópteros, além de uma equipe completa de tripulantes, que inclui pilotos e comissários de bordo. Segundo o site das organizações Trump, "a joia da coroa da frota Trump é um Boeing 757 customizado". O outro avião é um Cessna Citation X. Os três helicópteros são do modelo Sikorsky S76.
Trump tem tanto orgulho de sua frota particular que faz questão de exibi-la. Os aviões e helicópteros têm pintura bem chamativa, com o nome Trump pintado na fuselagem. O mais discreto é o jatinho Cessna Citation X, que tem apenas a pintura do brasão da família Trump ao lado da porta da cabine de passageiros.
757: a joia da coroa
Avaliado em US$ 100 milhões, o Boeing 757 é o principal avião da frota de Trump. O avião foi adquirido em 2011 e pertencia anteriormente a Paul Allen, cofundador da Microsoft.
Segundo as organizações Trump, o Boeing 757 foi totalmente customizado e possui assentos de couro italiano bordados com o brasão da família Trump, detalhes em ouro de 24 quilates, dois quartos privativos, três banheiros, salas de jantar e de conferência e um amplo sistema de entretenimento.
A aeronave é equipada com motores Rolls Royce e pode voar até oito horas ininterruptas, o que permite um alcance de mais de 5.000 quilômetros. O avião de Donald Trump tem capacidade para apenas 43 passageiros - na versão tradicional, o Boeing 757 pode levar cerca de 200 passageiros.
Jatinho particular
Para viagens mais curtas e exclusivas, Trump terá à disposição um jatinho Cessna Citation X com capacidade para apenas nove passageiros. Segundo as organizações Trump, a vantagem desse modelo é a possibilidade de operação em aeroportos menores.
Durante a campanha de 2016, Trump utilizava bastante o jato. A imprensa, no entanto, constatou que o avião estava com os certificados vencidos, e a FAA, a agência de aviação norte-americana, proibiu o avião de voar. Uma semana depois, o avião foi regularizado e liberado novamente.
Helicópteros em três locais diferentes
Para deslocamentos mais curtos, Trump terá à disposição três helicópteros do modelo Sikorsky S76. As aeronaves ficam nos EUA (Nova York e Flórida) e na Escócia.
Cada helicóptero é equipado com interiores confortáveis de luxo, ar-condicionado e exibições de mapas ao vivo. Dois são inteiramente pretos e um é branco com uma faixa vermelha e preta. Todos têm o nome Trump pintado na cauda.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.