IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Quando perder o Air Force One, Trump terá frota particular de aviões

Boeing 757 é considerado a "joia da coroa" da frota particular de Trump - Reprodução
Boeing 757 é considerado a "joia da coroa" da frota particular de Trump Imagem: Reprodução

Vinícius Casagrande

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/11/2020 04h00

Quando deixar o cargo de presidente dos Estados Unidos em 20 de janeiro, Donald Trump também perderá o direito de usar o Air Force One. O Boeing 747 que serve à Presidência norte-americana é um dos aviões mais sofisticados e seguros do mundo. Nem por isso Trump deixará de viajar com todo o luxo. Quando se tornar ex-presidente dos Estados Unidos, Trump continuará desfrutando de sua frota particular.

São dois jatos executivos e três helicópteros, além de uma equipe completa de tripulantes, que inclui pilotos e comissários de bordo. Segundo o site das organizações Trump, "a joia da coroa da frota Trump é um Boeing 757 customizado". O outro avião é um Cessna Citation X. Os três helicópteros são do modelo Sikorsky S76.

Trump tem tanto orgulho de sua frota particular que faz questão de exibi-la. Os aviões e helicópteros têm pintura bem chamativa, com o nome Trump pintado na fuselagem. O mais discreto é o jatinho Cessna Citation X, que tem apenas a pintura do brasão da família Trump ao lado da porta da cabine de passageiros.

757: a joia da coroa

Trump 757 - Reprodução - Reprodução
Boeing 757 de Trump tem suíte com cama de casal
Imagem: Reprodução

Avaliado em US$ 100 milhões, o Boeing 757 é o principal avião da frota de Trump. O avião foi adquirido em 2011 e pertencia anteriormente a Paul Allen, cofundador da Microsoft.

Segundo as organizações Trump, o Boeing 757 foi totalmente customizado e possui assentos de couro italiano bordados com o brasão da família Trump, detalhes em ouro de 24 quilates, dois quartos privativos, três banheiros, salas de jantar e de conferência e um amplo sistema de entretenimento.

A aeronave é equipada com motores Rolls Royce e pode voar até oito horas ininterruptas, o que permite um alcance de mais de 5.000 quilômetros. O avião de Donald Trump tem capacidade para apenas 43 passageiros - na versão tradicional, o Boeing 757 pode levar cerca de 200 passageiros.

Trump Tripulação - Divulgação - Divulgação
Trump também tem uma tripulação exclusiva de pilotos e comissários de bordo
Imagem: Divulgação

Jatinho particular

Para viagens mais curtas e exclusivas, Trump terá à disposição um jatinho Cessna Citation X com capacidade para apenas nove passageiros. Segundo as organizações Trump, a vantagem desse modelo é a possibilidade de operação em aeroportos menores.

Durante a campanha de 2016, Trump utilizava bastante o jato. A imprensa, no entanto, constatou que o avião estava com os certificados vencidos, e a FAA, a agência de aviação norte-americana, proibiu o avião de voar. Uma semana depois, o avião foi regularizado e liberado novamente.

Trump helicóptero - Divulgação - Divulgação
Frota de Trump tem três helicópteros Sikorsky S76
Imagem: Divulgação

Helicópteros em três locais diferentes

Para deslocamentos mais curtos, Trump terá à disposição três helicópteros do modelo Sikorsky S76. As aeronaves ficam nos EUA (Nova York e Flórida) e na Escócia.

Cada helicóptero é equipado com interiores confortáveis de luxo, ar-condicionado e exibições de mapas ao vivo. Dois são inteiramente pretos e um é branco com uma faixa vermelha e preta. Todos têm o nome Trump pintado na cauda.