IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

REPORTAGEM

Rainha da Inglaterra: Que aviões Elizabeth 2ª usou em 70 anos no poder?

A rainha Elizabeth 2ª (Inglaterra) durante voo em Concorde da British Airways em 1977 - British Airways
A rainha Elizabeth 2ª (Inglaterra) durante voo em Concorde da British Airways em 1977 Imagem: British Airways

Alexandre Saconi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/06/2022 04h00

O transporte de autoridades requer diversos cuidados, principalmente devido à segurança. Por isso, muitas nações dispõem de frotas próprias para o transporte de seus líderes, tanto dentro quanto fora dos respectivos países.

Isso não é diferente no Reino Unido, com a rainha Elizabeth 2ª, que completou no começo do mês de junho 70 anos de seu reinado (jubileu de platina), o segundo mais longevo da história (atrás apenas de Luís 14, da França). Há três anos, a monarca teria se "aposentado" de voos internacionais, segundo um biógrafo.

Bermuda - British Airways - British Airways
Elizabeth 2ª pousa nas ilhas Bermudas em viagem no começo de seu reinado, na década de 1950
Imagem: British Airways

A monarca disse que que não iria mais voar de avião para fora do país, passando a ser representada pelo príncipe Charles em viagens internacionais. Até então, a maior parte de seus voos era realizada em aviões comerciais ou aeronaves fretadas. Ocasionalmente, viajava em aviões pertencentes à realeza.

Aos 96 anos, Elizabeth 2ª ainda conta com uma frota de aeronaves a seu dispor.

Recentemente, a companhia aérea British Airways divulgou fotos de voos internacionais transportando a rainha. São lembranças desde o começo de seu reinado, quando a empresa ainda se chamava British Overseas Airways Corporation.

Uma das aeronaves da empresa em que a rainha voo foi o Concorde, famoso por voar a velocidades acima do som. Foi nesse avião que a monarca voou para uma visita de estado ao Oriente Médio, em 1979.

Helicóptero exclusivo

O Sikorsky S76C++ é um helicóptero de transporte vip, e a rainha tem um modelo especial para ela. Essa aeronave tem capacidade para levar até 13 passageiros, mas foi configurada com apenas seis assentos (além dos pilotos) para um maior conforto da realeza.

A velocidade de cruzeiro do S76C++ é de 280 km/h, podendo voar a uma distância de até 760 km, o que o permite chegar a quase todo o território do Reino Unido sem parar para reabastecer.

O comprimento total do helicóptero é de 16 metros, com uma altura de 4,4 metros. O rotor principal têm um diâmetro de 13,4 metros.

Sikorsky  - Divulgação/Mark Harkin - Divulgação/Mark Harkin
Helicóptero Sikorski S76C++ utilizado por Elizabeth 2ª, rainha da Inglaterra
Imagem: Divulgação/Mark Harkin

Jatinho

O Ministério da Defesa do Reino Unido anunciou recentemente que quatro BAe 146 antigos serão substituídos por dois Dassault Falcon 900LX, modelo mais econômico, segundo o órgão. Eles serão operados por civis e militares, e servirão, prioritariamente, membros seniores da família real e ministros.

O Falcon 900LX tem capacidade para até 12 passageiros, e pode voar a uma distância de até 8.800 km com uma velocidade de 850 km/h. Suas dimensões são as seguintes: 20,2 metros de comprimento, 7,7 metros de altura e envergadura de 21,4 metros.

Os BAe 146 serviram ao Reino Unido por 20 anos, e duas unidades serão preservadas para fins culturais, tendo as outras duas sido adquiridas por operadores civis.

The Voyager

Voyager -  Alex Scott/Royal Air Force/Crown -  Alex Scott/Royal Air Force/Crown
Versão militar do Airbus A330 utilizada para o transporte de autoridades do Reino Unido e da família real
Imagem: Alex Scott/Royal Air Force/Crown

A RAF (Força Aérea Real do Reino Unido) possui uma frota de transporte específica para autoridades e a família real. Um dos principais aviões utilizados é The Voyager (O Viajante).

Trata-se de um A330 MRTT, usado desde 2012. Quando não está transportando líderes, cumpre suas funções militares.

Batizado de MRTT, da sigla em inglês Multirole Tanker Transport (avião multimissão de transporte e reabastecimento em voo, em tradução livre), ele cumpre diversas tarefas militares restritas a poucos modelos mundo afora, como o reabastecimento aéreo de caças.

Embora a rainha não voe nele, tendo em vista que a aeronave é feita para voos mais longos (dos quais ela se aposentou), ele está à sua disposição como líder do seu reinado.

Atualmente, quem vem usado The Voyager com mais frequência é o premiê britânico Boris Johnson.