IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

REPORTAGEM

Anfíbio: como é o modelo de avião em que estava a mãe de César Tralli

Super Petrel 100: Modelo é o mesmo em que estava Edna Vantini Tralli, mãe do jornalista César Tralli - Reprodução/Canal Fly&Tell no YouTube
Super Petrel 100: Modelo é o mesmo em que estava Edna Vantini Tralli, mãe do jornalista César Tralli Imagem: Reprodução/Canal Fly&Tell no YouTube

Alexandre Saconi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/10/2022 12h22Atualizada em 12/10/2022 14h37

Edna Vantini Tralli, mãe do jornalista da Globo César Tralli, morreu no domingo (9) em um acidente aéreo na cidade de Paranapanema, a 261 km da capital São Paulo.

Ela voava em um avião do modelo Super Petrel 100 ao lado de Euclides Brosch. A aeronave caiu na represa de Jurumirim, e nenhum dos dois sobreviveu.

Modelo anfíbio: O Super Petrel 100 é uma aeronave anfíbia, ou seja, pousa na terra e na água. Ela possui duas asas, uma acima da outra, o que diminui suas dimensões e melhora a performance em algumas situações.

Suas características são as seguintes, aproximadamente: As asas medem 8,9 metros de ponta a ponta, além de ter um comprimento de 6 metros e uma altura de 2,3 metros.

Sua velocidade de cruzeiro chega a 165 km/h, podendo voar a uma altitude de até 3 km. Ele pode levar até duas pessoas a bordo, e o interior de sua cabine tem largura de cerca de 1,1 metro.

Uma de suas qualidades, segundo pilotos que operam o modelo, é ele manter o controle suave do voo mesmo em baixas velocidade. Isso facilita na hora do pouso, principalmente sobre superfícies irregulares, como na água.

Registro: Segundo dados da aeronave disponibilizados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) em seu site, o avião estava registrado em nome de Euclides Brosch, que morreu na queda.

Sua fabricação é de 2006, e possui a matrícula PU-EAM. Ele é um ultraleve, aeronave de peso reduzido. Entre seus sucessores está o Super Petrel LS e o Super Petrel LS 400 Series, com leves diferenças no design, capacidade e equipamentos.

Ficha técnica

Nome: Super Petrel 100
Fabricante: Edra Aeronáutica
Capacidade: Duas pessoas a bordo (um piloto e um passageiro)
Comprimento: 6 metros
Altura: 2,3 metros
Envergadura (distância de ponta a ponta da asa): 8,9 metros

Velocidade de cruzeiro: 165 km/h
Altitude máxima de voo: 3.048 m
Distância para decolagem: 80 metros na terra e 120 metros na água
Distância para pouso: 120 metros na terra e 100 metros na água

Volume do tanque de combustível: 80 litros
Tempo de voo: Até cinco horas
Trem de pouso: Triciclo retrátil
Peso vazio: 315 kg

PUBLICIDADE
Errata: este conteúdo foi atualizado
A versão original da reportagem, publicada em UOL Economia e destacada na Home Page do UOL, informava que a altitude máxima alcançada pela aeronave era de 3.650 km, mas são 3.048 metros. Também estava errada a informação de que o avião era um Super Petrel LS 100. Ele é um Super Petrel 100. A foto da reportagem estava trocada (mostrava um LS 100, em vez do Super Petrel 100). As informações e a imagem foram corrigidas.