IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #90: Luciana Rodrigues, CEO da agência Grey

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/06/2021 14h54

A escuta ativa se tornou fundamental no mundo do marketing. O consumidor não quer mais apenas comprar produtos. Ele quer experiências e soluções para os seus problemas. Mais do que digital, a transformação agora é cultural. Como é ser líder neste momento?

O podcast Mídia e Marketing desta semana recebe Luciana Rodrigues, CEO da agência Grey, que ainda fala sobre a importância da colaboração entre áreas das empresas e até mesmo entre diferentes agências de publicidade, sobre a urgência da equidade racial e sobre liderança feminina -confira o vídeo completo acima.

"Eu vejo as empresas se esforçando ao máximo para fazer projetos, para tentar entender o que as pessoas estão precisando e como atuar de uma forma mais relevante. As pessoas cada vez mais vão exigir que as marcas entreguem muito mais do que a sua funcionalidade", diz (a partir de 1:47).

"Criatividade é sobre resolver problemas. Nosso papel, enquanto parceiro de comunicação, é estar ao lado do cliente para resolver questões do dia a dia, desde o ponto de venda até projetos sociais", declara (a partir de 3:30).

Conexão humana

Sobre as mudanças causadas pela pandemia, a executiva afirma que a cultural pode ser a maior. Como exemplo, ela cita o escritor israelense Yuval Harari.

"Como ele diz, "depois que a tempestade passar, as mudanças que a gente fizer vão ficar para sempre. Esse caos todo tem que nos fazer refletir. Quais são os grandes aprendizados? Não adianta ter a melhor tecnologia, se não temos a conexão humana", afirma (a partir de 6:15).

"No final do dia, o que a gente faz é comunicação. As empresas que não souberem tratar empatia de forma genuína, vão morrer. As gerações mais novas são extremamente preocupadas com propósito. Como líder, eu tenho uma responsabilidade gigante" (a partir de 8:54).

Mais equidade na comunicação

Luciana é uma das poucas mulheres que são presidentes de agência de publicidade. Muito se fala em equidade, mas o mercado de comunicação tem dado mais atenção ao tema?

"Eu vejo uma mudança significativa, em geral. Vejo uma urgência e um entendimento dos líderes nessa questão. Mulheres na liderança não é sobre diversidade: é sobre lucro", afirma (a partir de 13:12).

Luciana também fala sobre o projeto "PrideSkill", lançado em abril pela multinacional P&G, que pretende facilitar a busca por profissionais LGBTQIA+ em redes sociais voltadas para relacionamentos profissionais. A ideia é que as pessoas passem a incluir a palavra "Pride" como uma competência em seus perfis profissionais.

"Mais do que um case, é um movimento. Esse projeto tem como objetivo que os recrutadores saibam quem são essas pessoas LGBTQIA+. As pessoas precisam entender a importância de falar sobre esse assunto. Quando uma ideia nasce de uma verdade, não tem como parar essa ideia. Ela vai longe", afirma (a partir de 28:57).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.