IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

'Ataque virtual à empresa de call center Atento custou US$ 46 mi', diz presidente na América do Sul

15/08/2022 14h50

Dimitrius Oliveira, presidente da Atento América do Sul, diz em entrevista na série UOL Líderes, que o ciberataque sofrido pela empresa no final do ano passado foi ato terrorista que custou à companhia US$ 46 milhões e praticamente destruiu o resultado de 2021. E o impacto não ficou só por aí. "Sofremos ainda no primeiro trimestre desse ano e um pouco agora no segundo trimestre", afirmou Oliveira.

A Atento é a maior provedora de serviços de gestão de relacionamento com clientes e terceirização de processos de negócios da América Latina e uma das principais provedoras do mundo. No Brasil, a empresa tem mais de 70 mil funcionários.

Além do problema de cibersegurança, Oliveira fala também sobre a preferência dos latinos no atendimento "olho no olho", da necessidade de maior capacitação profissional dos colaboradores e da utilização da neurociência no treinamento de equipes. O chefe da Atento diz que a empresa diminuiu a roteirização no atendimento ao consumidor e que agora aposta em scripts (instruções) baseados em comportamentos. Para ele, a automação deverá impactar os empregos de baixa complexidade.