IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Agricultores geram energia com fezes de animais em parceria com Itaipu

Matheus Lombardi*

Do UOL, em Foz do Iguaçu (PR)

06/11/2013 06h00

Pequenos agricultores do oeste do Paraná estão gerando energia com dejetos de animais, como porcos e bois. O projeto é patrocinado pela Itaipu Binacional, que administra a usina hidrelétrica na fronteira entre Brasil e Paraguai.

Conhecido como "gás verde", por ter pouco impacto no ambiente, o biogás é uma alternativa mais barata de energia que pode ser gerada em qualquer parte do país.

Uma experiência de sucesso no Brasil vem sendo realizada na cidade de Marechal Cândido Rondon (a 578 km de Curitiba).

Em um condomínio com 33 pequenos produtores rurais, dejetos de porcos e bois são transferidos para biodigestores, para extração do gás metano.

Os biodigestores estão conectados por 22 quilômetros de gasoduto a uma central termelétrica, que abastece com energia as propriedades rurais.

A matéria orgânica residual do biodigestor é transformada em um biofertilizante de alta qualidade, segundo o superintendente de Energias Renováveis da Itaipu Binacional, Cícero Bley.

A empresa patrocina estudos sobre biogás no Brasil e já investiu R$ 12 milhões nos últimos seis anos.

"Quem tem o biogás descobre um poço de petróleo no quintal de casa. Porém, o Brasil está muito atrasado e ainda joga muita energia fora", disse.

Agricultores poderão vender energia

No futuro, toda a energia que for produzida pelos pequenos agricultores do oeste paranaense e não for utilizada poderá ser vendida para a distribuidora de energia do Estado.

"Esse exemplo pode ser replicado em qualquer região do país. Porém, é preciso apoio governamental para o desenvolvimento desse mercado", afirmou Bley.

O biogás é uma fonte de energia renovável permanente, e já possui exemplos de sucesso na Europa. Somente na Alemanha, existem cerca de 6.000 pequenas usinas desse tipo.

Centro apoia agricultores que querem ter o biogás

A iniciativa de Itaipu Binacional para produção de biogás em pequenas propriedades rurais da região oeste do Paraná será replicada no Departamento (Estado) de San Jose, próximo a Montevidéu, no Uruguai.

O Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás–ER) divulga informações sobre esse tipo de energia e dá apoio para agricultores construírem sua própria usina de energia.

Caso você tenha ficado interessado e queira mais informações sobre o biogás, é só entrar em contato pelo telefone (45) 3576-7465 ou no e-mail cibiogas@cibiogas.org.

* (O jornalista Matheus Lombardi viajou à Foz do Iguaçu a convite da Itaipu Binacional)