IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Assuntos do coração são mesmo complicados

Getty Images
Imagem: Getty Images

23/04/2014 06h00

Foi-se o tempo em que falávamos de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, afinal o conceito de equilíbrio nos remetia a ideia de áreas separadas da vida.

Hoje, falamos em integração, pois esta linha divisória entre vida pessoal e profissional já não está tão evidente. Se algo ruim ou bom acontece em casa, natural que reflita no trabalho e vice-versa.

Quero falar de um assunto que raramente é tratado com seriedade nas organizações. Quando um profissional rompe o relacionamento amoroso ou enfrenta um divórcio: como trabalhar e manter bom desempenho na empresa estando com coração partido?

Quando sofremos um acidente, quebramos a perna, braço ou até mesmo uma conjuntivite, fica evidente que precisamos tirar uns dias para nos recuperarmos. E quando se trata de rompimento de relação amorosa? Nossa CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) não prevê licença para este tipo de dor.

E acredite, qualquer rompimento, seja divórcio ou término de namoro, deixa marcas em quem passa por ele.

Assuntos do coração são mesmo complicados, ainda mais quando se trata de um coração partido. Por isso, coloco aqui algumas dicas que podem ajudar na sua recuperação sentimental.

Vale lembrar que o chefe ou as pessoas da equipe não são obrigados a se emocionar ou se envolver com seus problemas. E você não deve ficar chateado contando a todos sobre a insensibilidade do chefe ou de colegas. Muita cautela para não entrar nesse caminho.

Procure escuta profissional. Importante para elaborar suas perdas com alguém que tem preparação para te ajudar e será pago para te ouvir.

Pode parecer cruel o que direi, mas representa a mais pura realidade: nem sempre os colegas da empresa estão interessados em ouvir seus problemas profissionais, quanto mais pessoais.

Dedique-se a atividades rotineiras. Sabe aquelas tarefas que exigem pouca atenção e que estão esperando para serem realizadas há tempos na sua mesa? Pois bem, esse é um bom momento para desovar pendências.

Procure não fazer atividades que necessitem de muita atenção, pois pode ser que deixe escapar informação crucial que pode te prejudicar. Se tiver mesmo que fazer tal atividade, conte com ajuda de algum colega para ler um documento ou revisar a apresentação.

Isso não significa que a deixará sob responsabilidade da outra pessoa. Apenas peça ajuda. Se sentir pressão muito forte e for preciso, não tem nada de errado ir até o banheiro para chorar. Faça isso. Desde que seja para aliviar a tristeza daquele momento.

Também não deve ficar chorando compulsivamente o dia todo na frente de todos. Se tiver possibilidade, procure tirar do banco de horas pelo menos dois dias para que possa recuperar seu controle.

Vá por mim. Nas empresas, muitas pessoas ainda não sabem lidar com as emoções. Chegará um tempo em que não seremos julgados por sermos emotivos. Mas ainda não estamos lá e, dependendo da emoção demonstrada, pode pesar negativamente na empresa.

No mais, dê tempo ao tempo. Gosto e apoio o conceito de um dia por vez. Deixa mais presente contigo de maneira cuidadosa com seus sentimentos para absorver o que aconteceu e utilizar tudo para aprender, crescer e avançar na vida.

Gostou do artigo? Então compartilhe!