IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Bolsas da Ásia fecham em alta acompanhando mercados dos EUA

Do UOL, em São Paulo

16/07/2013 08h26

As ações asiáticas subiram nesta terça-feira (16), seguindo a tendência dos Estados Unidos depois que o aumento mais fraco que o esperado nas vendas no varejo norte-americano sustentou a visão de que o banco central do país irá adiar a redução de seu programa de estímulo.

As vendas no varejo dos Estados Unidos subiram 0,4% no mês passado, metade do aumento que os economistas consultados pela Reuters haviam estimado. A desaceleração levou economistas a diminuírem as previsões de crescimento do segundo trimestre para um aumento de 1%.

Por sua vez, as ações chinesas recuaram, pesando sobre Hong Kong, visto que ambos os mercados negociaram com baixa volatilidade, com os papéis dos setores financeiro e imobiliário prejudicados por uma notícia oficial segundo a qual crescimento trimestral ou anual menor que 7% é aceitável.

Dados na segunda-feira mostraram que o crescimento econômico da China no segundo trimestre desacelerou para 7,5% ante o mesmo período do ano anterior, após alta de 7,7% entre janeiro e março, em linha com as expectativas.

O índice Nikkei do Japão, que atingiu máxima em 7 semanas e meia, fechou em alta de 0,64%, recuperando-se depois que os mercados financeiros japoneses ficaram fechados por causa de um feriado público na segunda-feira (15).

Na China, a Bolsa de Xangai subiu 0,31%. Taiwan, Hong Kong e Sydney tiveram alta de 0,07%, 0,04% e 0,10%, respectivamente.

As Bolsas de Seul e Taiwan fecharam em baixa de 0,47% e 0,37%.

(Com Reuters)