IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar sobe no dia e na semana, a R$ 3,139; BC indica menor ação no câmbio

Do UOL, em São Paulo

03/07/2015 17h07Atualizada em 03/07/2015 17h07

dólar comercial fechou em alta de 1,4%, a R$ 3,139 na venda nesta sexta-feira (3), acumulando, assim, alta de 0,35% na semana.

No mês, até agora, a moeda acumula ganhos de 0,98%; no ano, a alta chega a 18%. 

    BC diminui leilões de contratos de dólar

    O Banco Central anunciou na noite de quinta-feira (2) uma redução na oferta de contratos de swap cambial tradicional (equivalentes à venda de dólares no futuro) em leilão para rolagem do lote que vence em 3 de agosto. Isso sinaliza uma diminuição no ritmo de intervenção do BC no mercado de câmbio.

    Em comunicado, o BC anunciou que seriam ofertados em leilão na sexta-feira até 6.000 contratos, contra os 7.100 contratos que tinham sido ofertados nos dois primeiros dias úteis do mês.

    Os leilões de rolagem servem para adiar os vencimentos de contratos que foram vendidos no passado.

    Feriado nos EUA potencializa tendência de alta

    O feriado da independência nos Estados Unidos (comemorado em 4 de julho) fez com que os mercados de lá não abrissem nesta sexta, e que os negócios no Brasil fossem mais fracos que a média.

    Além disso, investidores ainda monitoravam os desdobramentos da crise da dívida na Grécia. 

    No fim de semana, a população grega votará em referendo sobre o acordo de resgate oferecido pelos credores internacionais, em um pleito que pode definir o futuro do país na zona do euro.

    "O mercado está se preparando para um resultado negativo e não quer ser pego no contrapé, então prefere ser mais defensivo hoje", explicou o operador de uma corretora internacional, sob condição de anonimato, à agência de notícias Reuters.

    De maneira geral, no entanto, operadores avaliam que a eventual saída da Grécia do bloco teria pequeno impacto no Brasil.

    (Com Reuters)