Confusão com Lula ministro: dólar sobe ou cai? Especialistas orientam
Com a conturbada ida do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o ministério do governo Dilma, o que vai acontecer com o dólar?
A nomeação está sendo duramente contestada, com manifestações de rua, e a posse em si enfrenta um vai e vem na Justiça, sendo suspensa e revalidada num curto espaço de tempo.
Qualquer confusão agita o mercado. O que deve fazer quem precisa comprar a moeda americana para viajar a passeio ou estudar no exterior? Comprar agora ou esperar? E se voltar a subir ao nível de R$ 4?
Com o dólar variando tanto em meio aos avanços da Operação Lava Jato e ao noticiário político, a situação ficou confusa.
Para tentar responder a essas perguntas, o UOL conversou com dois analistas: Fernando Bergallo, sócio-diretor da operadora de câmbio FB Capital, e Alexandre Cabral, economista da NeoValue Investimentos. Confira as principais dicas.
O dólar vai subir ou cair?
Não sabe se compra ou espera? Você não está sozinho. "Ninguém sabe, nem os mais experientes, com 40 anos de mercado, têm a mínima noção do que vai acontecer", diz o sócio-diretor da operadora de câmbio FB Capital, Fernando Bergallo.
"Essa instabilidade está ligada à questão política, ao noticiário, que é algo que a gente não controla", diz Bergallo. "Você não tem uma expectativa sobre emprego ou PIB, algo que possa dar um lastro [uma referência]."
"Tudo vai depender da política", diz o economista da NeoValue Investimentos Alexandre Cabral.
Vou viajar. Compro dólar agora ou espero cair?
Para quem tem viagem marcada para daqui um ou dois meses, vale a velha dica de comprar um pouco em cada dia, para tentar fazer um preço médio. "Em meio a essa instabilidade, fazer um preço médio já é um bom negócio", diz Bergallo.
Vai viajar daqui a dois meses? "A única recomendação: compra um terço agora, um terço em 30 dias e um terço na véspera da viagem", afirma Bergallo. "Conta o tempo que falta, divide em três e compra fracionado. Não olha no retrovisor, não olha no noticiário."
Cabral dá um conselho semelhante. "Vai viajar daqui a um mês? Compraria metade hoje e metade na véspera da viagem."
Vale a pena esperar sair notícia ruim para o governo?
O mercado festeja quando há notícia ruim para o governo, com a Bolsa subindo e o dólar caindo. Será, então, que não vale a pena esperar para comprar dólar num dia em que sair notícia ruim para o governo?
A resposta é não, para os dois analistas. Para Cabral, "não vale a pena tentar ficar jogando".
Para Bergallo, "não faz sentido tentar eleger o melhor momento ou achar uma oportunidade". "É leviano".
"Não tem nenhum preço que você diga 'se chegar nesse valor, pode comprar'. Não tem mais piso nem teto", diz. “Muitas vezes, o caro de hoje vira o barato de amanhã, e vice-versa."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.