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TV aberta é a principal fonte de informação para MPEs paulistas, diz Sebrae

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/11/2013 11h44

A TV aberta é a principal fonte de informação para donos de micro e pequenos negócios no Estado de São Paulo.

De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), 27% dos empresários entrevistados afirmaram buscar informações sobre gestão do negócio primeiramente na televisão.

A internet aparece em segundo lugar ao lado dos jornais, ambos com 20% da preferência. Em seguida, aparecem a revista (15%), rádio FM (6%), rádio AM (4%) e TV por assinatura (3%), segundo o levantamento.

Quanto à frequência, a pesquisa revelou que os empreendedores consultam os veículos todos os dias. No caso dos jornais, o caderno que recebe maior atenção é o de economia, com 62% da preferência.

Veja as 5 principais fontes de informação para as MPEs

  • 27%

    TV aberta

     

  • 20%

    Internet

     

  • 20%

    Jornais

     

  • 15%

    Revista

     

  • 10%

    Rádio (AM e FM)

     

Fonte: Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo)

    Em segundo lugar (18%), eles leem os classificados, depois o caderno de política (12%) e o noticiário internacional (10%). Aos domingos, a leitura dos jornais aumenta.

    No que se refere à TV, as emissoras abertas têm mais público durante a semana e os canais pagos, no fim de semana. As rádios, tanto AM como FM, conquistam maior audiência de segunda à sexta-feira.

    Entre os empreendedores leitores de revista, 32% são assinantes e 27% compram regularmente com o objetivo de se informar sobre a gestão do negócio.

    Na internet, cujo pico de acessos se dá durante a semana, 75% dos empreendedores navegam no Facebook, 71% no YouTube e 21% acessam o Twitter, atentos a assuntos relacionados à administração de suas empresas.

    “Agências e anunciantes encontram nos donos de MPEs [micro e pequenas empresas] um enorme campo para trabalhar. Campanhas bem feitas voltadas para esse segmento têm grande chance de adesão e é uma oportunidade que ainda não foi devidamente explorada”, afirma o gerente de Inteligência de Mercado do Sebrae-SP, Eduardo Pugnali.

    Interesses pessoais

    Em relação à audiência com interesses pessoais, sem relação direta com trabalho, a pesquisa constata que 58% dos entrevistados assistem à TV aberta, 46% acessam a internet, 44% optam pelo rádio FM, 35% se dedicam à leitura de jornais, porcentual que se repete com as revistas,14% optam pelo rádio AM e, por fim, 13% têm TV por assinatura.

    "Mesmo quando analisamos os dados de uso pessoal, vemos que há um grande potencial a ser aproveitado, porque apesar de o empresário não buscar conteúdo para seu negócio naquele momento, não significa que a mensagem transmitida não será captada", diz Pugnali.

    Segundo ele, o empreendedor é bem específico quanto à informação. "Quando o dono de uma micro ou pequena empresa abre o jornal, por exemplo, ele quer informação que sirva para o seu negócio, não está interessado no aspecto macroeconômico", explica o gerente do Sebrae-SP.

    Na pesquisa, foram entrevistados 3.960 empresários no Estado de São Paulo, sendo 3.167 com CNPJ (Cadastro Nacional da pessoa Jurídica) e 793 sem CNPJ. Desse total, 45% são do comércio, 34% de serviços, 17% da indústria e 4% de agronegócios.

    Em relação ao perfil, 73% têm ensino médio ou mais, 54% têm entre 31 e 50 anos, 62% são homens e 63% pertencem à classe B. Esses empreendedores faturam de R$ 60 mil a R$ 3,6 milhões por ano.