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Pagamento em dia dos pequenos negócios tem melhor resultado desde 2006

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/01/2014 10h08

A pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas brasileiras atingiu o índice de 95,7% em 2013, segundo levantamento da Serasa Experian.

Isto significa que, durante o ano passado, a cada mil pagamentos realizados, 957 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias, de acordo com a entidade.

Este foi maior nível de pontualidade de pagamentos registrado desde o início do levantamento, em 2006, superando o patamar de 95,4% alcançado em 2012.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o recuo sistemático da inadimplência dos consumidores ao longo de 2013 e a crescente formalização do mercado de trabalho e da profissionalização dos empreendimentos alavancaram a pontualidade de pagamentos dos pequenos negócios em 2013.

O comércio apresentou o maior nível de pontualidade de pagamentos no ano passado: 96,3%. A indústria registrou pontualidade de 95% e, por fim, o setor de serviços atingiu 94,9% no índice.

Em 2013, o valor médio dos pagamentos pontuais recuou de R$ 1.807 para R$ 1.799, redução de 0,4% em relação ao ano anterior.

O maior valor médio foi registrado pelos pagamentos pontuais das empresas de serviços (R$ 1.914), seguido pelo comércio (R$1.808) e indústria (R$ 1.665).

O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas é construído através dos pagamentos efetuados, mensalmente, por amostra de cerca de 600 mil pequenos negócios, totalizando uma quantidade de, aproximadamente, 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente, por seus fornecedores, nas bases de informações sobre pessoas jurídicas da Serasa Experian.

O indicador é segmentado por setor econômico e inicia-se em janeiro de 2006. A Serasa Experian considera como micro e pequenas empresas aquelas cujo faturamento líquido anual não ultrapassa o montante de R$ 4 milhões.