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Você está pronto para começar seu negócio? Faça o teste e descubra

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

15/10/2014 06h00

Abrir o próprio negócio envolve investimentos, riscos e, principalmente, dedicação à nova empresa. Especialistas consultados pelo UOL dizem que não basta ter uma boa ideia para ter um negócio de sucesso, é preciso estudar o mercado e estar preparado para ser e se comportar como empresário. 

"Muita gente acha que a vida de empreendedor é fácil, que ele trabalha menos e tem menos problemas, o que é um erro", diz Julio Gabriolli, consultor de empreendedorismo.

Estudar o mercado em que pretende atuar por um período de seis meses a um ano é uma boa maneira de começar, segundo Renato Fonseca, gerente do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo). "Assim, é possível saber se haverá compradores para o produto ou o serviço que pretende ofertar."

Além disso, Fonseca diz que o empresário deve procurar antever o primeiro ano de funcionamento da empresa, levando em consideração os recursos necessários para o período. "Ele deve considerar um cenário otimista, um pessimista e um pior que o pessimista. Dessa forma, ele consegue se preparar e minimizar os riscos."

A pedido do UOL, Gabriolli elaborou um teste que ajuda a avaliar se você está pronto para empreender. Faça o teste abaixo e descubra.

Ideia de negócio + comportamento empreendedor 

Para Gabriolli, o sucesso de um negócio depende bastante da forma como o empresário se comporta. "O sucesso não tem a ver com a atividade da empresa, necessariamente, mas como o empreendedor se porta diante das dificuldades e de sua capacidade de realização."

Ele diz que o ato de empreender deve ser pensado de maneira integral. "Tem a ver com um sonho, um ideal, que, atrelado ao planejamento, ao desenvolvimento de estratégias e à ação, traz resultados."

Por outro lado, só uma boa ideia não é suficiente para abrir uma empresa, alerta o gerente do Sebrae-SP.

"Muitas vezes, a animação de ter o próprio negócio faz com que a pessoa fique desconectada da realidade. É importante manter os pés no chão, sem deixar de sonhar, pois haverá momentos de dificuldade. Ter clareza sobre seu produto ou serviço e sobre quem será seu cliente é fundamental, inclusive para atrair investidores."