Você está pronto para começar seu negócio? Faça o teste e descubra
Abrir o próprio negócio envolve investimentos, riscos e, principalmente, dedicação à nova empresa. Especialistas consultados pelo UOL dizem que não basta ter uma boa ideia para ter um negócio de sucesso, é preciso estudar o mercado e estar preparado para ser e se comportar como empresário.
"Muita gente acha que a vida de empreendedor é fácil, que ele trabalha menos e tem menos problemas, o que é um erro", diz Julio Gabriolli, consultor de empreendedorismo.
Estudar o mercado em que pretende atuar por um período de seis meses a um ano é uma boa maneira de começar, segundo Renato Fonseca, gerente do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo). "Assim, é possível saber se haverá compradores para o produto ou o serviço que pretende ofertar."
Além disso, Fonseca diz que o empresário deve procurar antever o primeiro ano de funcionamento da empresa, levando em consideração os recursos necessários para o período. "Ele deve considerar um cenário otimista, um pessimista e um pior que o pessimista. Dessa forma, ele consegue se preparar e minimizar os riscos."
A pedido do UOL, Gabriolli elaborou um teste que ajuda a avaliar se você está pronto para empreender. Faça o teste abaixo e descubra.
Ideia de negócio + comportamento empreendedor
Para Gabriolli, o sucesso de um negócio depende bastante da forma como o empresário se comporta. "O sucesso não tem a ver com a atividade da empresa, necessariamente, mas como o empreendedor se porta diante das dificuldades e de sua capacidade de realização."
Ele diz que o ato de empreender deve ser pensado de maneira integral. "Tem a ver com um sonho, um ideal, que, atrelado ao planejamento, ao desenvolvimento de estratégias e à ação, traz resultados."
Por outro lado, só uma boa ideia não é suficiente para abrir uma empresa, alerta o gerente do Sebrae-SP.
"Muitas vezes, a animação de ter o próprio negócio faz com que a pessoa fique desconectada da realidade. É importante manter os pés no chão, sem deixar de sonhar, pois haverá momentos de dificuldade. Ter clareza sobre seu produto ou serviço e sobre quem será seu cliente é fundamental, inclusive para atrair investidores."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.