No Carnaval, franquias levam espetinho e abadá personalizado à avenida
Exposição da marca para atrair novos clientes e potenciais investidores: é isso o que motiva franquias a “desfilar” seus produtos durante o Carnaval, nas apresentações de escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo e nos camarotes de Salvador.
É o caso das redes Bob’s, de fast-food, e Espetto Carioca, de espetinhos, que terão pontos de venda na Sapucaí. As marcas estarão no meio do público para servir quem estiver nas arquibancadas.
Outras redes vão oferecer seus produtos e serviços como cortesia a convidados de camarotes: a Restaura Jeans, de serviços para roupas, vai personalizar abadás no sambódromo de São Paulo e em Salvador; o Buddha Spa vai oferecer massagens no Rio, em São Paulo e Salvador; e a Helado Monterrey vai distribuir paletas mexicanas em Salvador.
Bob's usa forno que produz 200 sanduíches a cada 9 minutos
Veterana na Sapucaí, a rede de fast-food Bob’s atua nos desfiles no Rio há 21 anos. A operação fica a cargo de um franqueado especializado em eventos de grande porte. A rede não informa investimento e faturamento da ação. Apesar da experiência, a operação ainda é um desafio, segundo Marcello Farrel, diretor da marca.
“As pessoas têm um curto intervalo de tempo entre um desfile e outro para sair da arquibancada, ir até o ponto de venda, comprar seu sanduíche e voltar a tempo de ver o desfile seguinte. Manter a qualidade do produto e a rapidez do atendimento é o principal desafio de um evento desses”, afirma.
A empresa precisou desenvolver um forno específico capaz de fazer 200 sanduíches a cada nove minutos. O mix de produtos é reduzido, com três opções de lanches quentes e dois de frios. 700 profissionais estarão nos 38 pontos de venda para alimentar cerca de 120 mil pessoas por dia durante a folia. Segundo Farrel, a ação proporciona grande exposição da marca, mas não permite erros.
Estreante investe R$ 120 mil e não espera lucro
A rede de espetinhos Espetto Carioca estreia na avenida este ano, com três pontos de venda fixos e dois móveis. A expectativa é vender de 10 a 15 mil espetos em cinco dias de desfiles. No lugar dos 50 sabores disponíveis nas unidades convencionais, o público da Sapucaí terá sete opções. Os espetos serão pré-assados para agilizar o atendimento.
A empresa investiu R$ 120 mil na operação e em brindes que serão distribuídos aos foliões, como abanadores e copos. O sócio Bruno Gorodicht, diz que não terá lucro com o evento, apenas o ganho de exposição da marca a um público que não é do Rio, com o objetivo de atrair franqueados. "Essa estratégia está alinhada ao nosso plano de expansão, que prevê a ida para outros Estados em 2015.”
A Helado Monterrey, franquia de paletas mexicanas, está investindo em um espaço temático no Camarote Salvador, com promotores e distribuição de 20 mil paletas grátis aos convidados da área VIP. O fundador Pablo Rocha não divulga o investimento na iniciativa e diz que visa à divulgação.
“Fizemos essa ação no Carnaval do ano passado e tivemos um retorno interessante, inclusive de pessoas que queriam investir na marca. É um bom momento porque há gente de todo o Brasil e estrangeiros. Também é uma forma de manter relacionamento e conquistar novos clientes”, declara.
Exposição aumenta risco de cometer erros
Segundo Claudia Bittencourt, do Grupo Bittencourt, consultoria em franquias, a exposição no Carnaval é muito positiva por seu destaque no Brasil e no mundo. No entanto, ela diz que a operação é arriscada e exige cuidados especiais em relação à logística, ao mix de produtos, à rapidez do atendimento e à segurança alimentar, para evitar contaminações.
“A marca pode sair arranhada se o atendimento ou o produto não forem bons. Mesmo quem oferece produtos e serviços como cortesia não pode relaxar. A empresa deve avaliar o custo-benefício da ação.” Empresas interessadas em ações futuras podem procurar as Ligas Independentes das Escolas de Samba do Rio e de São Paulo e a Saltur (Empresa de Turismo de Salvador).
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