IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Sebrae e Buscapé lançam app grátis para gerenciar contas de pequeno negócio

Telas de navegação do aplicativo Qipu, produzido pelo Sebrae e pelo Buscapé - Divulgação
Telas de navegação do aplicativo Qipu, produzido pelo Sebrae e pelo Buscapé Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

13/04/2015 15h45

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Buscapé lançaram na manhã desta segunda-feira (12) um aplicativo grátis que auxilia microempreendedores individuais (MEIs) a controlar as contas e os recebimentos de seus negócios.

Com app Qipu, disponível para iOS, Android e Windows Phone, pequenos empreendedores receberão avisos informando a data de vencimento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e o prazo de entrega da declaração anual do MEI. 

Na parte financeira, o aplicativo avisa quando o empreendedor estiver próximo de atingir o limite de faturamento da categoria –que é de R$ 60 mil por ano. Também é possível lançar gastos e vendas mensais e visualizar na tela do celular toda movimentação de dinheiro do negócio.

Além disso, o app disponibiliza informações sobre diversos benefícios previdenciários, como licença-maternidade, auxílio-doenças e aposentadoria.

De acordo com o Sebrae, o aplicativo é de navegação simples e foi feito pensando na realidade do pequeno empreendedor, que, normalmente, trabalha sozinho e tem pouco tempo para se dedicar à gestão financeira. 

Luiz Barretto, presidente do Sebrae Nacional, diz que, além de ser uma ferramenta financeira, o Qipu atua ajuda no processo de inclusão digital desse empresários. "Os microempreendedores ainda não contavam com uma ferramenta amigável e gratuita para organizar a movimentação e para lembrá-los das obrigações."

Para Romero Rodrigues, CEO Global do Buscapé Company, a maior vantagem do aplicativo é a facilidade na hora de fazer a declaração anual.

“O app controla as vendas e as compras durante todo o ano e já prepara a declaração anual para o empreendedor. Em breve, os MEIs de comércio também poderão listar seus produtos em destaque no aplicativo do Buscapé", diz.

Semana Nacional do MEI

O evento desta segunda-feira marcou o início da Semana Nacional do Microempreendedor Individual, promovida pelo Sebrae. Segundo a entidade, o Brasil tem cerca de 5 milhões de empresas enquadradas na categoria.

Até o próximo sábado (18), empreendedores que já tem ou pretender abrir a própria empresa poderão participar de palestras, plantões tira-dúvidas e ajuda para formalizar o negócio em todo o país. 

A programação de cada Estado pode ser consultada no link: http://zip.net/bsq42B