Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Na crise, feira de franquia tem investimento a prestação; veja 22 opções

Larissa Coldibeli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/06/2016 06h00

Em ano de crise econômica, a ABF Franchising Expo, feira do setor de franquias, chega à 25ª edição com opções de negócio mais baratas e condições especiais como descontos e parcelamentos. O evento é realizado em São Paulo, no Expo Center Norte, começa nesta quarta-feira (15) e vai até sábado (18). São esperados 60 mil visitantes. 

Clique aqui e veja 22 opções de investimento em franquias que o UOL Empreendedorismo selecionou na feira.

Continua após publicidade

Grande parte das mais de 400 empresas expositoras adaptou seus modelos de negócio ou formas de negociação para tentar continuar crescendo mesmo na crise.

É o caso da Giraffas, rede de alimentação que remodelou suas lojas de shopping e conseguiu diminuir o investimento inicial em R$ 100 mil. Uma unidade da marca agora custa a partir de R$ 650 mil, com custos de instalação, taxa de franquia e capital de giro. 

A marca de cosméticos Mahogany está lançando um novo modelo de negócio: o quiosque, menor e mais barato do que a loja convencional, e ainda está oferecendo desconto aos visitantes da feira.

De R$ 71 mil no preço regular, sai por R$ 59 mil (com custos de instalação e taxa de franquia). A expectativa é negociar dez unidades no evento, segundo Jaime Drummond, presidente do Laboratório Sklean, empresa detentora da marca.  

Outras redes, como a Linha e Bainha (costuras e reparos) e a Quality Lavanderia, estão parcelando a taxa de franquia em até dez vezes. Redes como a Siluets, de clínica de estética, e a Prima Clean, de lavanderias, ainda ajudam na negociação com fornecedores para parcelar também a aquisição de maquinário. 

Modelos menores seguem fortes

Segundo Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o movimento de reduzir os modelos de negócio para unidades mais compactas e baratas começou antes da crise, com a ida das franquias para cidades menores.

"Cidades de pequeno e médio porte exigem formatos de negócio mais otimizados, mas isso se mostrou uma boa estratégia de crescimento em 2015, com o acirramento da crise, e deve continuar em 2016", afirma. 

Dívida a prazo afeta retorno do investimento

Ele diz que descontos e parcelamentos no investimento inicial dependem da política de cada empresa, mas alerta que o empreendedor deve colocar todos os gastos no papel e estar atento ao planejamento do negócio.

"Uma dívida parcelada pode atrasar o alcance do ponto de equilíbrio [quando a receita é suficiente para cobrir os gastos] e também o prazo de retorno do investimento."

Por outro lado, é comum, segundo ele, que as empresas sejam flexíveis na negociação quando encontram um candidato a franqueado que as interessa. "Há muitas pessoas qualificadas fora do mercado de trabalho, que querem investir em franquia e podem contribuir com sua experiência para o amadurecimento da rede. As empresas estão atentas a isso", declara. 

Parcelar nunca é bom, diz consultor

Para o consultor Marcus Rizzo, da Rizzo Franchise, o parcelamento da taxa de franquia nunca é positivo. "A taxa de franquia existe para remunerar o franqueador pelo investimento que ele faz em treinamento e suporte para os novos franqueados. Parcelar essa taxa pode significar que a empresa vai entregar o suporte pré-operacional também de forma parcelada."

O capital de giro, que geralmente é somado aos custos de instalação e à taxa de franquia para compor o investimento inicial, é outro valor que não pode ser parcelado nem eliminado, segundo Rizzo.

"O capital de giro vai dar fôlego para o negócio enquanto ele não fatura o suficiente. A falta dele só faz diminuir o tempo entre o nascimento e a morte da empresa", declara. 

Quanto aos novos modelos de negócio, o consultor diz que é necessário que tenham sido testados e validados pela franqueadora.

"Empresas que lançam vários modelos são, na maioria, aquelas que vendem produtos para os franqueados e estão preocupadas em ter novos canais de distribuição, e não em melhorar a relação do franqueado com o consumidor final, que está desaparecendo na crise."

Informações sobre a feira:

ABF Franchising Expo

Data: de 15 a 18 de junho

Horário: Das 13h às 21h, sábado das 11h30 às 18h30

Local: Expo Center Norte - Pavilhões Branco e Azul

Endereço: rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme - São Paulo - SP

Preço: R$ 70 (ingresso válido para todos os dias de evento)

CONSULTORES DÃO DICAS PARA ESCOLHER UMA FRANQUIA

UOL Notícias

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.


publicidade