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Largou a arquitetura em SP para surfar, andar de skate e ter um bar em SC

Márcia Rodrigues

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/06/2017 04h00

Depois de uma viagem que fez a Florianópolis (SC) e Palhoça (SC), o paulistano Rafael Assi, 31, resolveu largar a carreira de arquiteto e colocar em prática um plano para realizar dois sonhos: abrir um bar e morar em um lugar tranquilo e com melhor qualidade de vida. 

Em outubro do ano passado, ele criou o Jackal Bar, em Palhoça e começou a vender lanches gourmet e cervejas especiais em um centro gastronômico da cidade. O bar funciona à noite e ele aproveita o dia para surfar e andar de skate pela cidade.

"Sempre gostei de cozinhar, surfar, andar de skate e de moto, além de acompanhar a vida noturna. Ao mudar para Palhoça e abrir o meu próprio negócio, eu consegui incorporar tudo o que gosto no meu dia a dia." 

Assi comprou e decorou um espaço de 60 metros quadrados, contratou o chef Cadu Minutella para elaborar o cardápio e comprou comida e bebida para iniciar o negócio. O investimento total foi de R$ 200 mil. Por mês, ele vem faturando entre R$ 25 mil e R$ 30 mil. O lucro não foi revelado.

Com exceção dos hambúrgueres, que são feitos no pão tradicional, todos os lanches são montados em baguete. Os de carne (contrafilé, kafta etc.) são acompanhados de uma porção de batata rústica. Os lanches custam entre R$ 12 e R$ 28,60. Entre eles, estão:

  • Dog Jack (carro-chefe) -  feito com chili (carne moída temperada com pimenta e outras especiarias), salsicha Krainer, maionese da casa, queijo mozarela, molho de alho, tiras de bacon, vinagrete, cebola crispy e pepino em conserva . Preço: R$ 20,40
  • Clássico - feito com salsicha Viena ou calabresa, molho de tomate e maionese da casa, catchup, mostarda, queijo mozarela, vinagrete e batata palha. Preço: R$ 12.
  • Dog cheese - feito com salsicha viena, batata palha, creme de queijo (parmesão, mozarela, cheddar e cream cheese) e lascas de parmesão flambadas com o maçarico. Preço: R$ 18,80
  • Contrafilé - feito de contrafilé, maionese da casa, marmelada de cebola, rúcula e lascas de parmesão. Preço: R$ 28,20
  • Linguiça Blumenau - feito com linguiça, creme de queijo gruyère, rúcula, crispy de bacon e maionese da casa. Preço: R$ 28,60
  • Kafta - feito com kafta, maionese da casa, creme de alho, caponata (berinjela salteada num refogado de tomate, cebola e azeite). Preço: R$ 27,50
  • Veggie burger - feito com hambúrguer de couve-flor,  queijo mozarela, maionese da casa, creme cheddar, caponata, alface e tomate. Preço: R$ 24,60
  • Hambúrguer Jackal (da casa) - 160 gramas de carne fraldinha, maionese e pimenta da casa, ovo, marmelada de cebola, queijo mozarela, alface americana, tomate e cebola empanada. Preço:  R$ 26,20

O bar também tem 32 rótulos de cervejas especiais, que custam entre R$ 16 e R$ 32.

Produto gourmet precisa mostrar seu diferencial

Para Michele Divino, consultora do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), o fato de o empresário criar cremes especiais, como o que mistura quatro tipos de queijo, e usar ingredientes diferentes como chili e caponata, é positivo para o negócio e, realmente, caracteriza um produto gourmet.

"Trazer opção vegetariana no cardápio também é uma tendência. O estabelecimento que não perceber isso pode perder clientes. Se um grupo de amigos quer entrar no local para comer e, ao consultar o cardápio não tem opção vegetariana para um deles, certamente vai procurar outro bar."

A consultora diz também que o grande desafio do negócio é trazer sempre novidades. "Bares gourmet estão em alta, o que torna a concorrência bastante acirrada. Apresentar sempre novos produtos é uma forma de defender a identidade do estabelecimento e manter a clientela."

Onde encontrar

Jackal Bar - https://www.facebook.com/BarJackal/

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