IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Livro ensina a cuidar do bolso: evite emprestar a parentes e fuja da manada

Getty Images
Imagem: Getty Images

Sophia Camargo

Do UOL, em São Paulo

18/11/2014 06h00

Quer cuidar bem do seu dinheiro? Evite emprestar a parentes e amigos, fuja da manada (não copiando comportamentos da massa) e faça tudo para não pagar juros.

Essas são alguns dos conselhos do livro "32 princípios para lidar com o dinheiro" (edição independente, download gratuito pela internet), de Louis Frankenberg.

Segundo o autor, criador do IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros) e diretor de finanças pessoais da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), o livro é a síntese de 40 anos dedicados à divulgação da educação financeira no país.

"Pela minha experiência, vejo que poucas pessoas conseguem manter um padrão de vida confortável em todas as fases da vida, especialmente após a aposentadoria", diz.

O autor pagou de seu próprio bolso a confecção de 2.000 volumes da 1ª edição lançada em setembro de 2014, que foram distribuídos em associações e entidades ligadas à educação financeira. O objetivo, segundo o autor, foi tornar o guia "isento de eventuais interesses de terceiros".

"Fico doido quando vejo as pessoas gastando dinheiro sem sentido e sem muitas vezes terem dinheiro nem para comprar leite ou pão", diz. "Educação financeira vale mais que um saco de mantimentos: ensina as pessoas que depende delas ter uma vida melhor."

O livro está disponível para download gratuitamente pela internet. 

Veja, a seguir, alguns dos princípios ensinados por Frankenberg: