Livro ensina a cuidar do bolso: evite emprestar a parentes e fuja da manada
Quer cuidar bem do seu dinheiro? Evite emprestar a parentes e amigos, fuja da manada (não copiando comportamentos da massa) e faça tudo para não pagar juros.
Essas são alguns dos conselhos do livro "32 princípios para lidar com o dinheiro" (edição independente, download gratuito pela internet), de Louis Frankenberg.
Segundo o autor, criador do IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros) e diretor de finanças pessoais da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), o livro é a síntese de 40 anos dedicados à divulgação da educação financeira no país.
"Pela minha experiência, vejo que poucas pessoas conseguem manter um padrão de vida confortável em todas as fases da vida, especialmente após a aposentadoria", diz.
O autor pagou de seu próprio bolso a confecção de 2.000 volumes da 1ª edição lançada em setembro de 2014, que foram distribuídos em associações e entidades ligadas à educação financeira. O objetivo, segundo o autor, foi tornar o guia "isento de eventuais interesses de terceiros".
"Fico doido quando vejo as pessoas gastando dinheiro sem sentido e sem muitas vezes terem dinheiro nem para comprar leite ou pão", diz. "Educação financeira vale mais que um saco de mantimentos: ensina as pessoas que depende delas ter uma vida melhor."
O livro está disponível para download gratuitamente pela internet.
Veja, a seguir, alguns dos princípios ensinados por Frankenberg:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.