Veja os detalhes de como declarar a compra do imóvel à vista:
Continua após publicidade
- Informe o valor total, incluindo, além do preço do imóvel, gastos com corretagem e ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Inter-Vivos).
- Explique a origem do dinheiro: saques em conta-corrente ou aplicações financeiras, uso do FGTS ou doações.
- Veja, a seguir, como fazer essa declaração no programa da Receita:
Crie um novo item
Imagem: Reprodução
Abra a ficha "Bens e Direitos" e escolha o campo apropriado (11 - apartamento) ou (12 - casa).
Informe os dados
Imagem: Reprodução
Informe, no campo "Discriminação", todos os dados do imóvel adquirido, como endereço, nome e CPF do vendedor. Inclua os recursos usados, como retirada de poupança, saques do FGTS e doações, além dos gastos com impostos e corretagem.
Como não tinha o imóvel em 2014, deixe a coluna "Situação em 31/12/2014" em branco. Na coluna "Situação em 31/12/2015, informe todos os valores pagos.
Declare o uso do FGTS
Imagem: Reprodução
Se usou recursos do FGTS, não se esqueça de informar o saque também na ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis", linha 3 (Indenizações por rescisão de contrato de trabalho), para justificar a origem do dinheiro.
Declare a doação
Imagem: Reprodução
Se recebeu alguma doação para compor a renda, além de informar na discriminação, não esqueça de declarar também o mesmo valor da doação na ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis" (linha 10 - Transferências patrimoniais - doações e heranças), para justificar a origem do dinheiro.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.